Futuros sobem; conversas entre Irã e EUA foram 'boas', mas país não recua em enriquecimento de urânio

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 6 de fevereiro de 2026 – Os preços dos contratos futuros do petróleo passaram asubir na tarde desta sexta-feira, com os investidores analisando o fim do primeiro dia denegociações entre EUA e Irã, em reunião que aconteceu hoje em Omã.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que as negociações desexta-feira foram um ‘ótimo começo’, segundo a agência de notícias iraniana IRNA. No entanto, oIrã manteve sua recusa em encerrar o enriquecimento de combustível nuclear, embora tenha semostrado aberto a novas conversas, informou o The Wall Street Journal.

Na preparação para as negociações, o Ministério das Relações Exteriores de Omã afirmouque as conversas estavam ‘focadas na criação das condições adequadas para a retomada dasnegociações diplomáticas e técnicas”. Conforme noticiado em veículos de comunicaçãointernacionais, incluindo a CNN, Araghchi apresentou o “plano preliminar” de Teerã ao lado omanitana sexta-feira.

Fernando Ferreira, analista geopolítico da consultoria Rapidan Energy Group, afirmou, antes dasnegociações que, “embora Donald Trump pareça genuinamente interessado em um acordo, odistanciamento com o Irã ainda é muito grande para permitir uma saída que evite o conflito”.

“O vai e vem em torno de questões processuais mostra o quão difícil será superar asdivergências substanciais”, diz Ali Vaez, diretor do projeto Irã do International Crisis Group,antes das negociações.

“O contexto fundamental subjacente não é realmente encorajador, implica um mercado com excessode oferta”, afirma Tamas Varga, da PVM.

“Donald Trump pode estar inclinado a esperar até depois do fechamento dos mercados antes detomar quaisquer ações que possam impactar significativamente os índices. Adicionalmente, asdiscussões da administração dos EUA sobre negociações podem ser apenas uma cortina de fumaçaestratégica para ganhar tempo e reunir mais ativos militares na região, similar às táticasusadas durante o conflito anterior de doze dias”, diz Samer Hasn, analista sênior de mercados daXS.com.

Por volta de 13h35 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março subia 1,32%, cotado a US$ 64,13 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para abril avançava 1,43%, cotado a US$ 68,53 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo