São Paulo, 28 de novembro de 2025 – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio eServiços (MDIC) informa que o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior(Camex) deliberou nesta quinta-feira (27/11), em reunião, sobre medidas para combater o comérciodesleal, promover a competitividade da indústria nacional e incentivar a transição energética nosetor aéreo.
O colegiado decidiu pela prorrogação, por até cinco anos, do direito antidumping definitivo sobrepneumáticos para motocicletas provenientes da China, Tailândia e Vietnã; e pela prorrogação emanutenção de medidas antidumping sobre alto-falantes automotivos, além da revogação do direitoprovisório sobre fios de náilon, por razões de interesse público.
Em outra frente, para incentivar a competitividade e a produção regionais, o Gecex aprovou 17pleitos brasileiros no mecanismo de desabastecimento, reduzindo tarifas de produtos essenciais comotintas para impressão, fibras têxteis de alta tenacidade e componentes eletrônicos.
Finalmente, foi aprovada proposta inovadora para criação de modalidade de cobertura do Fundo deGarantia às Exportações (FGE) destinada a operações de financiamento para aquisição dequerosene de aviação (QAV) por companhias aéreas brasileiras. Além dos ministérios membros daCAMEX, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos e aAssociação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participaram da construção da proposta.
O novo produto exige contrapartida relacionada ao desenvolvimento do mercado de CombustívelSustentável de Aviação (SAF) no Brasil. São três possibilidades de contrapartida: compra de SAFproduzido nacionalmente; investimento em plantas nacionais de produção de SAF; ou depósito noFundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), para que apoie projetosrelacionados ao SAF.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA