São Paulo, 31 de julho de 2025 – O Ibovespa segue em campo negativo em um movimento derealização, sob impacto da pesquisa que mostra melhora na avaliação do presidente Lula eabsorvendo as tarifas de Trump. Embraer que ficou fora da lista do tarifaço, avança mais de 5%.
Ontem as ações da companhia fecharam com alta de mais de 10%.
Segundo a pesquisa mostrou que a aprovação do presidente passou de 49,7% no início do mês dejulho para 50,2% no final do mês, e a desaprovação caiu de 50,3% para 49,7%. A avaliação dogoverno petista também tem melhora. Os que avaliam a gestão como boa ou ótima passou de 43,4%para 46,6%, e os que consideram péssima ou ruim passou de 49,4% para 48,2%. Foram ouvidas 7.334pessoas de 25 a 28 de julho com margem de erro de 1 ponto porcentual.
Às 15h25 (horário de Brasília), o principal índice da B3 caía 0,88%, aos 132.804,29pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em agosto recuava 0,92%, aos 133.305 pontos. O girofinanceiro era de R$ 13,2 bilhões. Em Nova York, os índices operavam mistos.
Rodrigo Moliterno head de renda variável da Veedha Investimentos, disse que o mercado reage astarifas decisão do Copom
“Ontem a gente teve um momento de euforia com [algumas] isenções [de tarifas para algunsprodutos brasileiros], e hoje o mercado tenta entender melhor juntamente com o comunicado do Copom.Apesar de ele [o Copom] ter sinalizado que já chegou no topo [de alta], continua mostrandopreocupação e acompanha os cenários [externo principalmente com as tarifas], o que deixa omercado mais receoso. Na temporada de balanços, vemos alguns resultados positivos, como doBradesco. A politização ainda está muito em evidência. O mercado realiza um pouco com a levemelhora na avaliação do Lula, e após o movimento de alta da véspera”.
Thiago Pedroso, sócio na Critera Investimentos e assessor de investimentos disse que o Ibovespacai após leve melhora de Lula nas pesquisas da AtlasIntel.
“Apesar do avanço, a rejeição do presidente segue elevada. O dado mais curioso talvez seja aresiliência de Tarcísio [se a disputa fosse com Tarcísio, Lula teria 48,5% e Tarcísio 33%], quecontinua competitivo mesmo sendo menos conhecido nacionalmente. Claramente a eleição vai serbastante acirrada. A melhora de Lula onde importa foi marginal, e por ora, não altera o quadrogeral”.
Jason Vieira, economista-chefe da Lev Asset Management, disse que as tarifas seguem no radar eabsorvem as decisões do Copom mais dura.
“O Banco Central mantém a Selic em 15% e reforça tom duro. No comunicado informou queacompanha as tarifas dos EUA e não descarta alta caso necessário, embora barreira para novo apertoseja elevada. O Copom destacou resiliência do mercado de trabalho. As exceções na tarifa de 50 Trump, implementadas ontem via ordem executiva, com vigência em sete dias, aliviaram ativoslocais. No âmbito internacional, as negociações comerciais seguem no radar e Trump alerta Canadásobre reconhecimento do Estado palestino, podendo dificultar acordo comercial. Trump tambémcomemorou pacto com Coreia do Sul com tarifa de 15%. O Banco do Japão manteve sua políticamonetária inalterada, destacando a necessidade de cautela devido à persistente incerteza sobre ocenário inflacionário. A decisão do BoJ reflete preocupação com a sustentabilidade darecuperação econômica e a volatilidade do Yen. As commodities caem. O petróleo recua e EUAameaçam punir India por compras de petróleo russo e intensificam repressão ao Irã e o minériode ferro cai após atividade industrial fraca na China. No cobre, isenção surpresa de tarifas porTrump gera choque nas negociações”.
Na política, Vieira destaca a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, que “mostra aprovação de Lula em50,2% e desaprovação em 49,7% (levemente melhor que há duas semanas). O levantamento ouviu 7.334pessoas entre 25 e 28 de julho, margem de erro +/- 1pp. Lula se reúne hoje com ministros do STFMotta diz que Brasil não aceita sanção de países a membros de Poderes, e Vieira reforça a Rubioque Brasil rejeita ingerência; indústria de máquinas fica fora das isenções”.
Segundo relatório matinal da Ativa Investimentos, “na agenda norte-americana teremos o PCE. NoBrasil, o Copom manteve a Selic em 15% ontem, além de Donald Trump oficializou as tarifas de 50%sobre o Brasil, porém, com algumas exceções. Após o pregão, teremos os balanços corporativosdo setor de mineração e siderurgia, como Vale, Gerdau, Metalúrgica Gerdau, CSN e CSNMineração”.
Em relação à decisão do Copom, Sara Paixão, Analista de Macroeconomia da InvestSmart XP,disse que “o comunicado manteve um tom duro em relação a taxa de juros, postura esperada docomitê em um momento de incerteza como o atual. Com isso, espera-se que o Copom mantenha um patamarde juros elevado por um tempo prolongado. O comitê ressaltou a incerteza no cenário internacional,em especial os efeitos da guerra tarifária para economia brasileira”.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA