Indices devem fechar em alta, com Trump descartando ação militar na Groenlândia

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 21 de janeiro de 2026 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem fechar o pregão desta quarta-feira em alta, depois que o presidente estadunidense,Donald Trump, disse que não pretende usar a força militar para adquirir a Groenlândia.

“Nunca pedimos nada e nunca recebemos nada. Provavelmente não receberemos nada a menos que eudecida usar força excessiva, o que nos tornaria, francamente, imparáveis. Mas eu não farei isso.Agora todos estão dizendo: ‘Ah, ótimo’. Essa foi provavelmente a declaração mais importante quefiz, porque as pessoas achavam que eu usaria a força. Eu não preciso usar a força. Eu não querousar a força. Eu não usarei a força”, disse Trump em Davos, na Suíça, em sua participação noFórum Econômico Mundial.

“No fim das contas, o governo percebeu amplamente o impacto negativo no mercado. Acho que omercado está meio que se baseando na ideia de que, se eles insistirem demais nas ameaças detarifas e outras medidas, começarão a recuar”, disse Tom Garretson, estrategista sênior deportfólio da RBC Wealth Management.

Por outro lado, ele não descartou o uso de tarifas. “Ele exaltou repetidamente as tarifas comouma ferramenta bem-sucedida e reforçou seu poder de gerar resultados. Isso pode ser visto como umtiro de advertência aos países que ele já mencionou nominalmente em relação à questão daGroenlândia”, adverte Nigel Green, CEO da deVere Group.

Trump já declarou publicamente que sua busca pela Groenlândia permanece inegociável. Com ouso de força militar descartado, Green argumenta que a ênfase repetida nas tarifas ao longo dodiscurso em Davos aponta para uma direção estratégica clara. “Quando o presidente retira a forçada equação e passa um discurso inteiro exaltando as tarifas, a implicação é óbvia”, observa.

“Embora seja difícil prever como a disputa, um tanto quixotesca, sobre a soberania e a defesamilitar da Groenlândia irá evoluir, as declarações de Trump podem ser interpretadas como umpasso em direção à desescalada”, afirma Jonas Goltermann, da Capital Economics.

Os juros dos Treasuries operam em queda, também sob efeito das declarações de Trump. “Trumpestá se reunindo hoje com líderes da União Europeia em Davos e, se o último ano mostrou algumacoisa, é que o engajamento cara a cara tende a oferecer a melhor oportunidade para que as tensõescom o presidente dos EUA diminuam. Antes de partir para Davos, Trump disse: ‘Provavelmente vamosconseguir acertar alguma coisa'”, afirma Francesco Pesole, estrategista de FX da ING.

Perto do fechamento, às 15h44 (horário de Brasília), o Dow Jones subia 0,55%, a 48.760,66pontos; o Nasdaq avançava 0,12%, a 22.982,82 pontos, e o S&P 500 tinha alta de 0,39%, a 6.823,23pontos.

6%. Enquanto isso, os juros das notas para 2 anos em 3,59%.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo