Indices devem fechar em alta, liderados pelas ações de tecnologia e saúde; Treasuries sobem

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 6 de janeiro de 2026 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem fechar o pregão desta terça-feira em alta, sob efeito da valorização dos ativos dasempresas dos setores de tecnologia e de saúde.

O Dow Jones ultrapassou os 49 mil pontos na sessão de hoje. As ações do setor de saúde foramas que mais subiram no pregão, com alta de 1,6%. A farmacêutica Moderna subiu cerca de 10% depoisque o BofA Global Research elevou sua meta de preço para o papel.

O setor de tecnologia subiu 0,5%, com destaque para as ações de empresas de chips de memória,como a SanDisk decolando 23% para um recorde histórico, e a Western Digital e Micron Technologysubindo 14,4% e 6%, respectivamente.

Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Wealth, afirmou que as apresentações deexecutivos de diversas empresas de IA na feira CES, em Las Vegas, revitalizaram o setor de IA.

“Após uma semana passada muito fraca e encurtada pelo feriado, há um novo senso de otimismo nomercado. Esta é uma semana em que teremos dados econômicos reais pela primeira vez em meses, eisso ajudará a dissipar parte da incerteza”, diz Hogan.

“O setor de tecnologia deu uma pausa no final do ano, mas acho que ninguém questiona que a IAseja uma tecnologia revolucionária”, disse Ross Mayfield, estrategista de investimentos da Baird.”Estamos vendo as ações de empresas de semicondutores liderando o mercado. Isso provavelmente eraesperado, mas essa rotação cíclica ainda está em andamento”.

A interferência dos EUA na Venezuela, embora tenha causado apreensão, não impactou osmercados acionários, pelo menos por enquanto. “É algo tão mínimo que não veremos uma respostano estilo da guerra entre Ucrânia e Rússia. Esses eventos geopolíticos, quando impactam osmercados ou o cenário do consumidor, tendem a afetar o mercado de petróleo, e aqui issosimplesmente não está acontecendo”, continua Mayfield.

Os analistas aguardam a divulgação do payroll de dezembro, nesta sexta-feira (9). “Os númerosde sexta-feira serão decisivos. A maioria espera que a taxa de desemprego recue para 4,5% à medidaque as distorções pós-paralisação diminuem”, afirmam analistas do ING.

Os juros dos Treasuries sobem, também sob efeito da expectaitva em torno do payroll. “Os dadosde emprego definirão, em última análise, a próxima etapa do mercado, seja em uma direção dealta ou de baixa”, disse Ian Lyngen, chefe de estratégia de taxas de juros dos EUA na equipe deestratégia de renda fixa do BMO Capital Markets.

Perto do fechamento, às 15h49 (horário de Brasília), o Dow Jones subia 0,95%, a 49.440,52pontos; o Nasdaq avançava 0,58%, a 23.531,72 pontos, e o S&P 500 tinha alta de 0,58%, a 6.942,30pontos.

Os juros das notas do Tesouro de 10 anos operavam em 4,18%. Enquanto isso, os juros das notaspara 2 anos em 3,48%.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo