Indices futuros caem, com cautela com setor de inteligência artificial; Treasuries caem com preocupação com economia

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 5 de novembro de 2025 – Os índices futuros do mercado de ações dos Estados Unidosoperam em queda na manhã desta quarta-feira, com os investidores manifestando cautela com o setorde inteligência artificial, que vinha sendo negociado com altas recordes nas últimas semanas.

“Os investidores estão agora cautelosos em relação a investir em ações de empresas de IAdevido a preocupações com avaliações esticadas”, afirma Kathleen Brooks, da XTB. “O mercadoestá menos complacente com as avaliações [de IA] à medida que nos aproximamos dos últimos mesesdo ano”, diz ela.

Ainda assim, a queda pode representar uma oportunidade para alguns investidores compraremnovamente. “Estaremos atentos a qualquer compra na baixa ao longo da sessão de quarta-feira”,acrescenta.

Balanços de várias empresas de tecnologia foram divulgados nos últimos dias, como os da AMD eda Super Micro Computer. Os analistas observam o setor como um todo com mais cuidado. As ações daSuper Micro caíram mais de 9% nas negociações pré-mercado de hoje, depois que a fabricante deservidores focada em inteligência artificial (IA) não atingiu as estimativas de lucro e receitatrimestrais, citando atrasos nas entregas relacionados a mudanças de projeto.

A empresa afirmou que as “atualizações de projetos vencedores” anteciparam cerca de US$ 1,5bilhão da receita esperada para o primeiro trimestre para o período atual, após um cliente degrande volume solicitar alterações na configuração dos racks de unidades de processamentográfico (GPUs).

Mas há investidores que veem o setor como promissor. “Não acho que isso seja preocupantehoje”, disse Liz Young Thomas, chefe de estratégia de investimentos da SoFi. “Acho que,considerando o quanto já avançamos, essa situação prolongada acaba sendo preocupante, mas aindaacredito que chegaremos ao final do ano”.

“Ainda acho que a disputa continua. Ainda acho que a paixão pelas ações de grandecapitalização continua. E isso provavelmente não vai mudar a longo prazo”, continuou ela. “Mashoje, acho que estávamos procurando uma desculpa”.

Os Treasuries caem, sob efeito das preocupações com a economia norte-americana. Hoje haverá adivulgação da criação de vagas de trabalho no setor privado da ADP, que ganha mais importânciadevido ao shutdown das atividades governamentais dos EUA, que suspende a divulgação de dadoseconômicos. Há também a votação da validade das tarifas de Donald Trump pela Suprema Corte dosEUA.

“Se a Suprema Corte mantiver as decisões anteriores, isso afetará muitas das tarifas impostaseste ano, com implicações para a receita do governo, embora a administração possa buscarsubstituí-las usando outras leis”, afirma Jim Reid, do Deutsche Bank.

Por volta de 8h25 (de Brasília), os juros das notas do Tesouro de 10 anos operavam em 4,08%.Enquanto isso, os juros das notas para 2 anos em 3,57%.

Já os índices futuros do Dow Jones caem 0,08%, a 47.176,00 pontos; o Nasdaq 100 recua 0,54%, a25.437,75 pontos, e o S&P 500 opera em queda de 0,35%, a 6.778,25 pontos.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo