Indices futuros operam de lado, analisando repercussões de captura de Maduro; Treasuries sobem

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 6 de janeiro de 2026 – Os índices futuros do mercado de ações dos Estados Unidosoperam de lado na manhã desta terça-feira, com os investidores analisando as repercussões dacaptura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e como serão os próximos dias daintervenção norte-americana no país sul-americano.

Ontem, as cotações das bolsas dos EUA fecharam em alta, com os investidores analisando que aintervenção norte-americana não causaria grandes impactos nos negócios. “Acho que a situaçãona Venezuela não teve grande impacto no mercado de ações em geral”, disse Barry Knapp, diretor depesquisa da Ironsides Macroeconomics.

Mas dados econômicos divulgados ontem mostraram uma economia em ritmo de arrefecimento. Oíndice ISM da indústria caiu para 47,9 pontos em dezembro, de 48,2 pontos de novembro.

“A leitura ficou abaixo das expectativas de uma melhora modesta e destacou um ritmo mais rápidode contração da atividade manufatureira, impulsionado principalmente por quedas na produção enos estoques. Embora o componente de emprego tenha melhorado, ele continuou a sinalizar umarrefecimento do mercado de trabalho”, afirma Frank Walbaum, analista de mercado da Naga.

O Nasdaq opera em leve alta, sob efeito das ações do setor de inteligência artificial. ANvidia apresentou ontem seus novos chips para IA, mais rápidos que os anteriores. A apresentaçãoaconteceu antes do que se previa. “A nova plataforma de inteligência artificial da Nvidia, seusmodelos abertos e ecossistema devem criar demanda por robotáxis e impulsionar o crescimentoglobal”, avaliam analistas do Citi.

Mas há especialistas que recomendam uma certa cautela nos investimentos neste setor. Elesafirmam que a tendência de alta deve continuar em 2026, embora os investidores possam ter que sermais seletivos em relação aos ativos que escolherem. “Este ambiente é propício parainvestimentos ativos”, afirmaram estrategistas do BlackRock Investment Institute.

Por outro lado, empresas de pequena capitalização podem ganhar espaço em 2026. “A grandediferença para 2026 é que finalmente estamos vendo o crescimento dos lucros retornar às empresasde pequena capitalização”, disse Oren Shiran, gestor de portfólio da Lazard Asset Management.

Os Treasuries operam em alta, sob efeito dos dados econômicos dos EUA, e na expectativa peladivulgação do payroll de dezembro, na próxima sexta-feira (9). Há quem acredite que a criaçãode vagas no período deve ser mais robusta. O economista David Mericle, da Goldman Sachs, afirma quedados alternativos mostram um ritmo moderado de crescimento do emprego no setor privado, embora ocrescimento do emprego na construção civil deva desacelerar após o grande aumento em novembro.

Por volta de 8h03 (de Brasília), os juros das notas do Tesouro de 10 anos operavam em 4,18%.Enquanto isso, os juros das notas para 2 anos em 3,47%.

Já os índices futuros do Dow Jones caem 0,18%, a 49.138,00 pontos; o Nasdaq 100 avança 0,05%,a 25.590,25 pontos, e o S&P 500 opera em queda de 0,04%, a 6.941,00 pontos.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo