São Paulo, 26 de dezembro de 2025 – Os índices futuros do mercado de ações dos EstadosUnidos operam perto da estabilidade, nesta sexta-feira, em uma sessão de poucas negociações umdia depois do feriado de Natal.
A sessão anterior, na véspera, teve fechamentos recordes do Dow Jones e S&P 500, por conta darecuperação das ações das empresas do setor de tecnologia, em especial da inteligênciaartificial.
“Os rendimentos estão se comportando bem, o volume é baixo, mas os mesmos problemas permanecem- a IA está forte, há rumores de alguns pontos positivos, como os novos modelos da OpenAI e daMeta, que vão gerar bastante especulação”, disse Tim Ghriskey, estrategista sênior de portfólioda Ingalls & Snyder em Nova York.
“É improvável que o Fed reduza as taxas de juros novamente, pelo menos por um tempo. Quem sabeo que acontecerá quando maio chegar e tivermos um novo presidente do Fed? Mas a probabilidade de umcorte em janeiro é muito baixa”.
“Poderia subir 1% ou 2% antes do final do ano? Claro, isso é meio que normal”, disse o gestorde portfólio sênior Thomas Martin, da Globalt Investments, observando que o mercado já está emníveis recordes. “Espero uma alta estrondosa? Não, porque não acho que teremos nenhuma notíciaque justifique isso”, acrescenta.
O PIB dos EUA ainda reverbera nas mesas de ações, com crescimento de 4,3% no terceirotrimestre em base anual. Embora este número traga dados mistos, como o aumento do desemprego e amanutenção dos gastos do consumidor norte-americano, há outras informações que chamam aatenção dos investidores.
“Costumamos falar da economia americana de US$ 30 trilhões como uma força dinâmica eresiliente, e os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre não foram exceção”,disse Joseph Brusuelas, economista-chefe da RSM.
Os juros dos Treasuries operam em alta, sob impacto do PIB mais forte que o previsto, o que podeindicar ao Fed que ainda não é hora de cortar juros. Ryan Sweet, economista-chefe para os EUA daOxford Economics, descreveu o cenário atual como uma expansão sem geração de empregos, na qual oPIB aumenta, mas o mercado de trabalho está em baixa. “Isso torna a economia vulnerável a choques,porque o mercado de trabalho é a principal barreira contra uma recessão”, disse Sweet.
Por volta de 8h19 (de Brasília), os juros das notas do Tesouro de 10 anos operavam em 4,14%.Enquanto isso, os juros das notas para 2 anos em 3,51%.
Já os índices futuros do Dow Jones caem 0,11%, a 48.975,00 pontos; o Nasdaq 100 avança 0,02%,a 25.885,00 pontos, e o S&P 500 opera em queda de 0,03%, a 6.980,00 pontos.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA