SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Motoristas de São Paulo já podem pagar o licenciamento de 2026, mesmo antes do início do calendário oficial do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), que começa em julho e vai até dezembro, conforme o final da placa. A antecipação vale para veículos de qualquer numeração e permite começar o ano com a documentação regularizada.
Neste ano, a taxa do licenciamento é de R$ 174,08. Para concluir o procedimento, é necessário que não haja pendências no veículo, como multas de trânsito ou débitos de débitos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Segundo o Detran-SP, a atualização do documento ocorre de forma imediata após a confirmação do pagamento.
O licenciamento é obrigatório para a circulação de veículos. Quem for flagrado sem o documento atualizado pode ter o carro recolhido e levado a um pátio credenciado.
*
VEJA O CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO 2026 EM SP
Para motos, automóveis e camionetas
Mês – Final da placa
Julho – 1 e 2
Agosto – 3 e 4
Setembro – 5 e 6
Outubro – 7 e 8
Novembro – 9
Dezembro – 0
Para caminhões e caminhões-tratores
Mês – Final da placa
Setembro – 1 e 2
Outubro – 3, 4 e 5
Novembro – 6, 7 e 8
Dezembro – 9 e 0
É possível fazer o licenciamento no próprio portal do Detran-SP, onde o motorista informa o número do Renavam e pode quitar, no mesmo ambiente, eventuais débitos pendentes, inclusive via Pix. Também é possível regularizar licenciamento de anos anteriores, caso haja atraso.
Outra alternativa é pagar a taxa em bancos conveniados. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) diz que a disponibilização dessas informações depende da implementação de cada instituição, mas que, no geral, já é possível acessar o licenciamento nos canais de atendimento.
A reportagem contatou os dez bancos que já oferecem a opção de pagamento do IPVA, e Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Safra e Mercantil responderam que também disponibilizam a opção do licenciamento em seus canais oficiais. Sicoob, Rendimento e Daycoval ainda não retornaram à reportagem.
Com o pagamento confirmado, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) digital pode ser acessado e salvo no celular ou impresso em papel comum. O documento está disponível nos sites do Detran-SP, do Poupatempo e da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), além dos aplicativos Detran-SP e Poupatempo Digital.
Caso o licenciamento não apareça como disponível para pagamento, o motorista deve verificar se há algum tipo de bloqueio no veículo, como restrições judiciais, gravames ou débitos em aberto.
No caso de recolhimento do carro por irregularidades, o Detran-SP passou a permitir a liberação quase imediata do veículo por meio da Live (Liberação Instantânea de Veículos), serviço online disponível no site do órgão. A liberação é concedida após o pagamento de todos os valores pendentes, incluindo o licenciamento e as despesas de estadia no pátio, com emissão digital do ofício diretamente no celular do condutor.