SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Magazine Luiza inaugurou para o público, nesta terça-feira (9), um novo espaço de varejo na avenida Paulista –a Galeria Magalu. Instalada no Conjunto Nacional, a nova megaloja ocupa o espaço que abrigou a histórica Livraria Cultura por 54 anos.
A estrutura tem mais de 4.000 m² e reúne, pela primeira vez, as cinco marcas do grupo no mesmo endereço: Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM! e Estante Virtual. Tem também amplo espaço para divulgação de empresas parceiras, no que o CEO da companhia, Fred Trajano, classifica como um “parque de diversões das marcas”.
Loja da Magalu no Conjunto Nacional, em SP; dragão presente na Livraria Cultura foi mantido Danilo Verpa Folhapress Shopping com grande fluxo de pessoas em dois andares. No piso inferior, árvore de Natal decorada e quiosques com produtos. No piso superior, pessoas observam e circulam próximo a corrimão de vidro. A abertura marca o fim de um período de três anos sem inaugurações de lojas físicas pelo Magalu. Em entrevista à Folha, Trajano afirmou que, entre os fatores que explicam o intervalo sem novas aberturas, estão os juros altos.
“Especialmente neste ano, estamos com a taxa de juros mais alta da história do Brasil, com uma taxa nominal de 15% e a taxa real muito próxima disso, porque a inflação está muito baixa”, disse o executivo.
Trajano disse que, para viabilizar o projeto economicamente, a empresa apostou em retail media –painéis de LED e espaços temáticos nos quais marcas parceiras podem fazer ativações. Apenas nessa modalidade de negócio, o Magalu contou com o investimento de 190 marcas.
A expectativa é recuperar o investimento no projeto, equivalente ao de dez lojas convencionais, em um ano e meio. A previsão inicial de Trajano é que a galeria receba cerca de 100 mil visitantes por mês.
A partir desta terça, a Galeria Magalu funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 10h às 18h. A operação conta com 175 colaboradores.
O executivo do Magalu disse que o projeto buscou a manutenção do local que abrigava a Livraria Cultura. “A gente procurou preservar todo o legado cultural, trazendo teatro, YouTube e uma exposição permanente da Pinacoteca aqui para a Paulista.”
Para visitantes que frequentavam a Cultura, a reabertura foi celebrada. Mariana de Campos, 28, analista de testes, lembrou do fechamento da antiga loja: “Fiquei bem triste, porque me considero uma leitora meio ávida e vinha aqui para ler e ficar olhando para o dragão [item decorativo da antiga livraria que foi mantido na Galeria Magalu]”.
Ela disse ainda que ficou animada com a inauguração de uma loja física da Estante Virtual. “É muito difícil achar livraria. Você não encontra muitas, e quando encontra, são aquelas que só vendem livros específicos, pelo triplo do preço que você acha na internet”, afirmou.
André Palme, head da Estante Virtual, explicou que o espaço reúne livros novos e usados e que será criado um clube do livro, com a presença mensal de autores.
Tipiti Barros, 62, anfitriã de conversas e facilitadora de grupos, disse ter gostado da aposta em lojas físicas. “Acho maravilhoso investir novamente no comércio offline. Foi criado um ambiente de convivência, e as pessoas estão carentes disso”, afirmou.
A contadora Cintia Lima, 49, visitava o espaço pela primeira vez e contou que ainda não havia entendido completamente o funcionamento da galeria por conta da variedade de lojas e produtos. Segundo ela, que trabalha no Conjunto Nacional, a saída da Cultura deixou a sensação de vazio no local, que merecia receber um novo espaço de interação.
Entre outros diferenciais da galeria, está a Época Cosméticos -que inaugurou seu primeiro espaço físico após a integração ao grupo. O espaço de cosméticos reúne pelo menos 90 marcas, incluindo Chanel, Dior, Jo Malone e a coreana Tirtir.
Na KaBuM!, os clientes podem montar computadores personalizados e contam com uma arena gamer. Segundo a marca, o espaço receberá campeonatos. Além disso, na Netshoes, há serviço de personalização de camisas de futebol e tênis.