São Paulo, 18 de junho de 2025 – A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro ede Capitais (Anbima) informou que 69% dos fundos de investimento já estão adaptados ou em processode adaptação à menos de 15 dias do prazo final da Resolução CVM 175, marcado para 30 de junho.
O dado, referente ao dia 11 de junho, faz parte do Radar 175, dashboard interativo criado pelaAnbima para acompanhar a transição da indústria de fundos às transformações estabelecidas pelanorma.
Ao todo, 22.500 fundos já se adaptaram à Resolução 175 e somavam um patrimônio líquido de R$8,2 trilhões no início do mês. Desse total, 6,4 mil já foram criados sob a nova regulação.
“A velocidade da transição está crescendo: apenas em maio, 2.700 fundos se adaptaram, o maiorvalor desde a entrada em vigor da norma”, afirmou Pedro Rudge, diretor da Anbima.
Entre os 951 gestores com fundos adaptados, 59,6% já ajustaram mais de 70% de seus produtos. Nocaso dos 90 administradores com fundos enquadrados, 41% atingiram esse mesmo nível de adequação.
Novas características dos fundos
O Radar 175 também revelou que 58% dos fundos multimercados adaptados e 66% dos fundos de açõesenquadrados na norma optaram pelo regime de responsabilidade limitada dos cotistas. Entre os FIPs, opercentual é de 48% e, entre os FIDCs, 40%. Na prática, isso significa que o investidor não seráresponsabilizado por perdas financeiras além do montante que investiu.
Além disso, o dashboard mostrou que 62% dos fundos adaptados declararam a possibilidade de investirem ativos no exterior. A Resolução 175 permite que fundos destinados tanto ao público em geralcomo a investidores qualificados invistam até 100% dos seus ativos em mercados estrangeiros, desdeque cumpram certos requisitos.
Copyright 2025 – Grupo CMA