Mantiqueira e JBS compram produtora de ovos nos EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

SÃO PAULO, SP0 (FOLHAPRESS) – A Mantiqueira, em sociedade com a JBS, fechou um acordo para adquirir a Hickman’s Egg Ranch, uma das maiores produtoras de ovos dos Estados Unidos.

O negócio marca a entrada da Mantiqueira no mercado americano por meio da recém-criada Mantiqueira USA, uma joint venture formada com a JBS.

O acordo foi comunicado à Securities and Exchange Commission (SEC) e aguarda aprovação.

A expectativa é de que a transação seja concluída até o fim do ano.

A Hickman’s, uma empresa familiar fundada em 1944, tem operações consolidadas na Costa Oeste e nas Montanhas Rochosas e está entre as 20 maiores produtoras do país. Com o surto de gripe aviária, perdeu 95% de suas aves e estima que irá se reconstruir em 20 meses.

Em comunicado ao mercado, a JBS afirmou que “a aquisição representa um marco significativo na estratégia de longo prazo da Mantiqueira USA de construir uma presença sólida e escalável no mercado de ovos dos Estados Unidos”.

O CEO da operação nos EUA será Murilo Scarpa Pinto, filho de Leandro Pinto, fundador da Mantiqueira. A nova unidade, assim como a JBS USA, terá sede em Greeley, no Colorado.

A Mantiqueira Alimentos, que tem foco na produção de ovos de galinhas livres desde 2020 e investiu em marcas como Happy Eggs e Fazenda da Toca, possui instalações produtivas em seis estados brasileiros e exporta para América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio.

A JBS anunciou em janeiro o ingresso no segmento de ovos com a compra de 50% das ações com direito a voto da Mantiqueira, em negócio que avaliava toda a empresa em R$ 1,9 bilhão. A empresa é a maior produtora do produto na América do Sul, com capacidade para 17,5 milhões de aves.

Na ocasião, o fundador e presidente do conselho da Mantiqueira Brasil, Leandro Pinto, disse que a sociedade era um movimento natural e estratégico, com foco para que a empresa se torne a maior plataforma de produção e comercialização de ovos do mundo.

De acordo com a Bloomberg News, a Mantiqueira projeta faturar US$ 700 milhões em cinco anos com a expansão no exterior.

Voltar ao topo