SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou, na terça-feira (28), a proibição da venda de todos os lotes do pó para preparo de café Fellow Criativo, da marca Cafellow, comercializada pela empresa TMP Comércio de Bebidas Ltda.
A ação vai investigar o extrato do cogumelo Agaricus bisporus, indicado na lista de ingredientes, que ainda não teve a sua segurança avaliada pelo órgão fiscalizador para ser usado em alimentos. A Anvisa ainda diz que o rótulo leva o consumidor ao erro e alega falsamente que “controla a insulina e diminui o colesterol”.
Em nota oficial, a Cafellow diz que utilizou o termo errado na embalagem dos produtos e que, na verdade, o produto utilizado é um pó de Agaricus bisporus, chamado “Earthlight Vitamin D2 SC 5”, que pode ser usado em suplementos, segundo a empresa.
“O mercado de cogumelo no Brasil ainda é muito embrionário, diferentemente de outros países”, afirma Paula Veloso, criadora da Cafellow e membro da comunidade de jovens empreendedores The Founders, em nota divulgada no Instagram da marca.
Formada em administração, Paula afirma ser leiga em questões regulatórias, mas diz que procurou profissionais especialistas em alimentos para criar a fórmula. “Por falta de conhecimento, a gente utilizou o termo errado em todas as embalagens no site, em comunicações de marketing, nas redes sociais”, diz.
“A gente vai ter que suspender as vendas do Fellow Criativo de forma provisória. Mas, se Deus quiser, já já ele está de volta”, acrescenta.
A Cafellow foi criada em outubro de 2024 com um investimento de R$ 400 mil. A proposta é ter cafés misturados com aromas e outros ingredientes em diferentes sabores de sachês, preparados em xícara com água quente.
Segundo Paula, o arábica utilizado é retirado da fazenda de seu avô, Paulo Veloso, que começou a produzir café em 1970.
O QUE FAZER SE JÁ COMPREI O PRODUTO?
O consumidor que adquiriu esses produtos pode solicitar o reembolso na loja que comprou, de acordo com o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo), desde que a compra tenha sido feita após a primeira determinação de suspensão.
Procurada, a marca afirma que vai efetuar o reembolso integral para seus consumidores, mesmo se o produto estiver aberto ou parcialmente consumido. “A Cafellow já está adotando todas as providências administrativas e técnicas necessárias. Reforçamos nossa total confiança na qualidade do nosso produto”, diz.
COMO SABER SE UM PRODUTO ESTÁ IRREGULAR?
A Anvisa disponibiliza neste site uma ferramenta de consulta para que os consumidores possam verificar se determinada marca está com irregularidades. Para acessá-la, basta:
1 – Entrar no site https://consultas.anvisa.gov.br/;
2 – Clicar no ícone “Produtos Irregulares”;
3 – Pesquisar o nome da marca, o tipo de produto ou a data de publicação da medida;
4 – Clicar em “Consultar” e verificar as informações.