[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
A franquia de óticas Mercadão dos Óculos, com 750 unidades espalhadas pelo Brasil, acaba de lançar um novo modelo de lojas: o contêiner. Fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012, a companhia planeja faturar R$ 570 milhões este ano, 14% acima do verificado em 2024. O plano é manter o ritmo de abertura em 200 unidades ao ano, e para isso o novo modelo de negócio se soma aos outros três formatos de lojas disponíveis. O contêiner tem investimento inicial de R$ 99 mil e 16 metros quadrados (o estabelecimento maior, por exemplo, custa R$ 247 mil e tem até 70 metros quadrados). A versão enxuta da operação foi criada, segundo o diretor-geral da empresa, Gustavo Freitas, para facilitar a penetração da rede em bairros, postos e centrinhos comerciais. “É uma solução ideal para testar novas praças de forma rápida”, disse ele à AGÊNCIA DC NEWS.
O Mercadão dos Óculos também está expandindo a operação para Portugal, com três lojas próprias em Lisboa e no Porto, além da previsão de inaugurar, junto a franqueados, mais sete lojas até o final do ano. Para o planejamento no Brasil, com o novo modelo de contêineres, a meta é chegar a 100 franquias até o final do ano que vem. Cinco contratos já foram fechados, e Freitas destaca que a implantação da estrutura é ágil, pois vem pré-montada de uma fábrica. “Baixo investimento inicial, sem necessidade de obras”, disse. “Precisa apenas de um ponto de energia (plug and play) para funcionar.”
O volume de vendas da companhia é de 600 mil óculos por ano e o portfólio é voltado para as lentes Eurolens, sua marca exclusiva, presente em 85% dos produtos comercializados. Outra característica importante do negócio é que está presente, sobretudo, em pequenas cidades. A primeira loja em contêiner, por exemplo, será inaugurada na cidade de origem da empresa, a 450 quilômetros da capital paulista. No atual momento, há 169 aberturas em negociação, principalmente no Nordeste e Minas Gerais. Confira a seguir a entrevista completa com o empresário:
AGÊNCIA DC NEWS – Qual é o lema ou propósito da empresa?
GUSTAVO FREITAS – O propósito do Mercadão dos Óculos é promover saúde ocular por meio da democratização ao acesso a óculos de qualidade, oferecendo atendimento inovador e soluções visuais acessíveis para diferentes públicos e localidades.
AGÊNCIA DC NEWS – Qual deve ser o faturamento em 2025?
GUSTAVO FREITAS – A expectativa é alcançar R$ 570 milhões.
AGÊNCIA DC NEWS – Quais são os modelos de franqueamento possíveis?
GUSTAVO FREITAS – Atualmente são quatro modelos de negócios: o contêiner (a partir de R$ 99 mil), para microrregiões como bairros residenciais, postos de gasolina e centros comerciais; o super fit (R$ 179 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit (R$ 214 mil), com até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 247 mil), para municípios de médio e grande porte.
AGÊNCIA DC NEWS – Como vocês estão levando o negócio para Portugal?
GUSTAVO FREITAS – Para ser um franqueado em Portugal, o investimento é a partir de 70 mil mil euros, incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre 90 euros e 100 euros, e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. Nosso plano são 10 unidades por lá.
AGÊNCIA DC NEWS – Que tipo de óculos está no portfólio, e como são escolhidos para o as gôndolas?
GUSTAVO FREITAS – O portfólio inclui linhas próprias, com destaque para a marca de lentes Eurolens, responsável por 85% das vendas de lentes da rede. A escolha do portfólio se baseia em produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional, e que permitem um markup na média de 750%.
AGÊNCIA DC NEWS – Por que o Mercadão dos Óculos decidiu criar um novo modelo de franquia?
GUSTAVO FREITAS – O modelo de franquia em contêiner (smart) foi criado para responder à demanda por formatos mais enxutos, móveis e com baixo custo de implantação e operação, mantendo a qualidade e a visibilidade da marca. É uma solução ideal para testar novas praças de forma rápida, prática e com menor risco, além de ser um modelo que visa novos padrões de consumo, de um público consumidor que busca maior experiência e conveniência.
AGÊNCIA DC NEWS – Como serão esses contêineres, e por que a escolha desse formato?
GUSTAVO FREITAS – Cada unidade contêiner tem cerca de 12 a 16 m², vem montado de fábrica e funciona no modelo “plug and play” (precisa apenas de um ponto de energia). O formato oferece mobilidade, implantação ágil, baixo investimento inicial (a partir de R$ 99 mil), sem necessidade de obras civis, permitindo operar em áreas de grande circulação ou sazonais com eficiência.
AGÊNCIA DC NEWS – Qual é a expectativa de abertura de novas lojas com isso?
GUSTAVO FREITAS – Comercializar 100 franquias nesse formato até final de 2026. Até o momento, cinco já foram comercializadas e estão em processo de implantação.
AGÊNCIA DC NEWS – Qual é a meta de abertura de lojas para este ano, quantos contratos estão em negociação (seja para este ano ou 2026) e, no formato de contêiner, qual é a previsão de inaugurações até o ano que vem ou 2027?
GUSTAVO FREITAS – Nossa meta em 2025 é abrir 200 novas franquias, em todo Brasil, com foco no Estado de Minas Gerais e os estados do Nordeste. Atualmente, temos 169 contratos em negociação. Sobre o formato contêiner, já vendemos cinco lojas e outras 27 estão em negociação. A projeção é alcançar 100 lojas smart (contêiner) até o fim do ano que vem.