Ministro Alexandre Silveira participa das primeiras entregas do Gás do Povo, em Belo Horizonte, na segunda (24)

São Paulo, 21 de novembro de 2025 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa nasegunda-feira (24/11) às 10h, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), da entrega dasprimeiras recargas gratuitas do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) pelo programa Gás do Povo.Em BH, serão beneficiadas 52.191 famílias.

Lançado pelo presidente Lula na mesma comunidade no início de setembro, o programa inicia a suaprimeira fase nesta semana em dez capitais brasileiras, incluindo a mineira. Ela marca o início daexpansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026.Em todo o Estado de Minas Gerais serão 1,2 milhão de famílias atendidas.

Primeira etapa

Na etapa iniciada nesta semana, 997,5 mil famílias vão receber a recarga do gás de cozinhagratuitamente em dez estados. Além da capital mineira, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia(GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP)terão famílias atendidas nesta primeira fase do Gás do Povo.

Quem tem direito

O Gás do Povo substitui e triplica o número de beneficiados do atual Auxílio Gás. Ao invés dereceber o benefício em dinheiro, com o novo programa cada família vai retirar diretamente obotijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. A mudança aumenta aeficiência, a transparência e o controle da política pública.

Serão elegíveis as famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e AssistênciaSocial, Família e Combate à Fome (MDS), inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda percapita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado. Quem já recebe o Bolsa Família temprioridade.

Os beneficiados poderão acessar, por meio do aplicativo do programa, a validade do benefício e alocalização da revenda credenciada mais próxima para a retirada da recarga.

A família beneficiária poderá retirar a recarga do botijão por meio do cartão do BolsaFamília, cartão do programa (Caixa Econômica Federal) ou usando seu número de CPF com documentode identificação. Caso escolha retirar a recarga com o CPF, o beneficiário receberá código devalidação no celular cadastrado e o revendedor validará a retirada da recarga usando essecódigo.

Esse modelo amplia a rastreabilidade, a segurança e a eficiência na entrega, segundo o MME.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo