Movimentação nos aeroportos brasileiros cresce 10% no primeiro semestre de 2025

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 23 de julho de 2025 – O Ministério de Portos e Aeroportos, com base no Relatório deDemanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que o número depassageiros no primeiro semestre deste ano foi de 61,8 milhões, entre voos domésticos einternacionais, por meio da aviação comercial. A movimentação nos aeroportos pelo país cresceu10% este ano na comparação com o mesmo período do último ano, quando 56,2 milhões de viajantesutilizaram a infraestrutura aeroportuária.

De janeiro a junho deste ano, o mercado internacional foi responsável por transportar 13,8 milhõesde turistas, alta de 15,3% frente aos dados apurados em 2024. Em voos nacionais, o indicador cresceu8,6%, com movimentação superior a 40 milhões de pessoas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destaca que o crescimento do setor beneficiatoda a cadeia econômica brasileira. “Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil eos números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre deste ano, vamos fechar2025 com o melhor resultado da história. Isso significa um ganho expressivo não apenas para onosso setor, mas para todos. Quando a aviação vai bem, o turismo vai bem, assim como a partehoteleira e, principalmente, a nossa economia”, afirmou o ministro.

O levantamento apontou que os principais terminais do país apresentaram crescimento namovimentação de viajantes no primeiro semestre deste ano em relação a 2024. Entre os 10 maioresaeroportos do país em termos de movimentação, o melhor desempenho foi observado no terminal doGaleão, no Rio de Janeiro, que saltou de 6,5 milhões no primeiro semestre do último ano para 8,2milhões de viajantes em 2025, crescimento superior a 26%.

Com 6,2 milhões de passageiros transportados, o aeroporto internacional de Confins, em BeloHorizonte, também teve destaque no semestre, com alta de quase 15%. O maior terminal do país, o deGuarulhos, em São Paulo, cresceu 8% nos seis primeiros meses do ano. Por lá passaram quase 22milhões de viajantes. Embora tenha perdido uma posição no ranking dos mais movimentados, oaeroporto de Brasília apresentou alta de 7,6% no primeiro semestre deste ano, com movimentaçãosuperior a 7,5 milhões de pessoas, melhor resultado desde 2019.

“Temos um cenário positivo e com boa perspectiva para os próximos meses. Os investimentos que oGoverno Federal vem fazendo na aviação civil, com melhoria da infraestrutura de aeroportos, apoioinstitucional a companhias aéreas e valorização do trabalhador da aviação surte efeito naponta, possibilitando que mais brasileiros viajem pelos nossos céus e contribuam com odesenvolvimento do país”, declarou o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo