País planeja reforçar presença militar na Groenlândia

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 6 de janeiro de 2026 – A Dinamarca planeja reforçar sua presença militar naGroenlândia e intensificar a participação em exercícios da Organização do Tratado doAtlântico Norte (Otan), afirmou nesta terça-feira o ministro da Defesa dinamarquês, Troels LundPoulsen. A declaração ocorre no mesmo dia em que o Ministério das Relações Exteriores daDinamarca anunciou uma reunião do Comitê de Política Externa do Parlamento para discutir asrelações com os Estados Unidos, com a presença do chanceler Lars Lokke Rasmussen e do próprioministro da Defesa. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

Segundo Poulsen, o fortalecimento militar na Groenlândia será acompanhado por maior ênfase emexercícios conjuntos e no aumento da presença da Otan, em alinhamento com os Estados Unidos. Oministro destacou ainda que tanto a Dinamarca quanto a Groenlândia integram a aliança militar,reforçando a cooperação estratégica no Ártico em um contexto de crescentes tensõesgeopolíticas.

As declarações ocorrem em meio a controvérsias recentes envolvendo os EUA. Após aintervenção militar americana na Venezuela, Katie Miller, esposa do vice-chefe de gabinete da CasaBranca, publicou uma imagem da Groenlândia colorida com a bandeira dos EUA, o que levou autoridadesdinamarquesas a cobrarem respeito à integridade territorial do reino. O episódio se soma àsreiteradas declarações do presidente Donald Trump defendendo que a Groenlândia deveria se tornarparte dos Estados Unidos, argumento baseado em sua importância estratégica, apesar de a ilha terautonomia desde 2009 e permanecer sob soberania dinamarquesa.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2026 – Grupo CMA

Voltar ao topo