SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma pane no serviço no provedor de internet Cloudflare causa, nesta terça-feira (18), instabilidade em diversos sites populares, como o chatbot ChatGPT, a rede social X (ex-Twitter) e a plataforma de design Canva.
A empresa, que atende cerca de um quinto dos sites no mundo, confirmou a falha de sistema em comunicado, por volta das 10h. “Alguns serviços podem ser afetados de forma intermitente. Estamos focados em restaurar o serviço. Atualizaremos conforme conseguirmos resolver”, diz o informe.
Às 11h42, a empresa divulgou que implementou um ajuste em seu sistema. “Nós acreditamos que o problema está resolvido. Continuamos a monitorar erros para garantir que os serviços estejam restabelecidos.”
Pessoas ouvidas pela reportagem dizem que a instabilidade persiste. Às 11h57, a Cloudflare anunciou que usuários ainda podem ter problemas e que trabalha na solução das falhas.
Essa empresa, sediada nos Estados Unidos, fornece serviços de segurança e registro de domínios de sites. Na prática, funciona como porta de entrada e fechadura de parte relevante das páginas da web, bloqueando os visitantes indesejados a exemplo de bots, inclusive os utilizados no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial, e hackers.
A plataforma de queixas sobre instabilidade na internet Downdetector registra aumento de reclamações no Brasil, desde as 9h. A lista de sites e aplicativos apresentando erros inclui X, AWS, ChatGPT, Canva, Grindr e League of Legendes, um popular jogo online, além da casa de apostas Bet365.
Nos Estados Unidos, há mais de 15 mil queixas sobre a queda do X. No Brasil, há menos de 1.000.
O próprio Downdetector apresenta instabilidade nesta terça-feira por causa do erro nos serviços da Cloudflare. O site voltou a funcionar, ainda com erros, por volta das 10h. A página de queixas sobre o X, por exemplo, bloqueia o acesso do usuário, alegando uma possível infecção por vírus.
O site do Fundo de Garantidor de Créditos, muito visitado nesta terça-feira por causa da operação policial contra o Banco Master, também apresenta falhas. A tela de erro indica que o problema tem a mesma origem na Cloudflare.
Em 21 de junho de 2022, a empresa enfrentou uma pane em seus data centers de maior demanda, incluindo o de São Paulo, por 1h15. Na ocasião, os servidores deixaram de responder a cerca de um terço dos pedidos de conexão que normalmente recebe, mostra relatório interno.
A companhia foi usada por Elon Musk, no ano passado, para mascarar o endereço de IP (uma espécie de identidade das páginas de internet) do X. Isso permitiu um drible no bloqueio do STF (Supremo Tribunal Federal) à rede social no país.
Como o X está fora do ar, usuários foram a concorrentes como o Bluesky relatar a pane.
Há relatos de que páginas de veículos jornalísticos, como a da revista Carta Capital, também deixaram de funcionar.