Para 57%, Trump não tem direito de criticar processo de Bolsonaro - Quaest

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

Porto Alegre, 16 de julho de 2025 – Mais da metade dos brasileiros acredita que o presidente dosEstados Unidos, Donald Trump, não tem o direito de criticar o processo judicial que envolve oex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nestaquarta-feira

Ao responder à pergunta “Trump tem direito de criticar o processo em que Bolsonaro é réu?”, 57irmaram que não. Outros 36% avaliaram que sim, enquanto 7% não souberam ou preferiram nãoresponder. O levantamento foi divulgado dias após Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre osprodutos importados do Brasil, a partir de 1º de agosto.

A maioria dos brasileiros acredita que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou o presidente dosEstados Unidos, Donald Trump, ao criticá-lo durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro. Segundoo levantamento, 55% dos entrevistados consideram que houve provocação por parte de Lula. Outros31% discordam e 14% não souberam ou não quiseram responder.

A fala de Lula aconteceu durante o encerramento da Cúpula, em meio às ameaças de Trump deaumentar tarifas de países do grupo.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo