São Paulo, 29 de julho de 2025 – O Ibovespa caminha para fechar em alta em um dia mais positivosustentado pela Petrobras com a alta do petróleo, no entanto o tarifaço de Donald Trump segue comoo principal drive.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou à CNN que a negociação segue à mesa. “Vamoscontinuar negociando com os Estados Unidos”. Mais cedo, Haddad afirmou que o diálogo pode acontecerde forma equilibrada, mas sem “vira-latismo e subordinaçã”.
Mais cedo, o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, disse que os EUA podem nãoaplicar tarifa para produtos não cultivados no país
A Petrobras (PETR3 e PETR4) subia 1,94% e 1,43%, com a alta do petróleo e antes dos dadosoperacionais da companhia do 2T25, que sai após o fechamento do mercado.Mais cedo, foi divulgado o relatório Jolts em que os Estados Unidos registraram a criação de7,437 milhões de vagas em junho.
Às16h31 (horário de Brasília), o principal índice da B3 subia 0,60%, aos 132.929,88 pontos. OIbovespa futuro com vencimento em agosto tinha alta de 0,40%, aos 133.585 pontos. O giro financeiroera de R$ 12,8 bilhões. Em Nova York, os índices operavam em queda.
Hayson Silva, analista da Nova Futura Investimentos, disse que a Bolsa é sustentada pelaPetrobras com a alta do petróleo, mas as indefinições sobre as tarifas seguem no radar.
“A alta do petróleo faz com que a Petrobras segure o Ibovespa. Esse avanço da commodity sedeve à postura mais agressiva de Trump com a Rússia. O presidente americano deu 10 dias para aRússia acabar com a guerra com a Ucrânia. Bessent [Scott Bessent, secretário do Tesouro] disseque pode ter sanções a países que comprarem petróleo da Rússia, e a tarifa será de 100%.Apesar do contexto mais positivo hoje, o tarifaço é o principal drive. A indefinição nesse temareduz o volume de negócios e gera cautela”.
Diego Faust, operador de renda variável da Manchester Investimentos, disse que após a queda deontem, “fazia tempo que não atingíamos aquele patamar [de 131 mil pts], é natural essa alta nasessão de hoje. No cenário internacional, vemos alguns fatores positivos: o petróleo ajudando eas treasuries caindo forte aliviando os DIs, e um caminho mais claro entre China e EUA [para oacordo tarifário]. O relatório Jolts veio um pouco abaixo da expectativa, o que explica a quedamais forte das treasuries. Com isso, amanhã (30) pode ter uma sinalização nas falas do Powell[Jerome Powell, presidente do Fed], sobre os próximos passos da política monetária e umaindicação de quando começa o corte de juros por lá”.
Em relação ao tarifaço, Faust disse que “não se tem nada claro de quais seriam osparâmetros aceitáveis para negociar [Brasil com EUA]. Não devemos ver acordo até dia 1º deagosto, pode ver algum adiamento [do prazo]. Não adianta colocar os dois [Lula e Trump] paraconversarem sem ter alguma coisa delineada. É preciso ver o que os EUA querem de fato com essanegociação”.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA