São Paulo, 15 de julho de 2025 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira(14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seteréus do núcleo 1 da trama golpista.
A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, por volta das 23h45, e faz parte dasalegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembrodeste ano.
No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral, Paulo Gonet, defende que Bolsonaro e osdemais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa deabolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pelaviolência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. As penas máximas para os crimespassam de 30 anos de prisão.
Além de Bolsonaro, a PGR pediu a condenação dos seguintes réus:
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa daseleições de 2022General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança InstitucionalAlexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – AbinAnderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito FederalAlmir Garnier, ex-comandante da MarinhaPaulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da DefesaMauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Em caso de condenação, Cid deverá ter a pena suspensa devido ao acordo de delação premiadaassinado com a Policia Federal (PF) durante as investigações.
As informações são da agência Brasil.
Copyright 2025 – Grupo CMA