PMI do setor de serviços cai para 50,8 pontos em abril em leitura revisada

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 5 de maio de 2025 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês)sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu para 50,8 pontos em abril em leiturarevisada, ante 54,4 pontos na leitura de março, de acordo com dados divulgados pelo S&PGlobal/CIPS. O índice veio abaixo da previsão do mercado de 51 pontos.

Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menoresapontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e deserviços, caiu para 50,6 pontos em abril em leitura revisada, ante 53,5 pontos em março.

“Enquanto anúncios de tarifas colocam a indústria no centro das atenções, um cenáriopreocupante se desenvolve no setor de serviços – muito maior – onde a atividade empresarial econtratações quase estagnaram em abril, acompanhadas por uma queda vertiginosa na confiança dosnegócios, diz Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

“Tanto prestadores de serviços para empresas quanto para consumidores, especialmenteinstituições financeiras, relatam perspectivas de crescimento significativamente mais fracas,citando o aumento da incerteza sobre o panorama econômico diante dos recentes anúncios tarifáriose dos contínuos cortes de gastos federais”, acrescenta.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo