São Paulo, 6 de agosto de 2025 – O Grupo Pão de Açúcar divulgou o balanço do segundo trimestrede 2025 (2T25), com prejuízo líquido de R$ 216 milhões, queda de 34,9% em relação prejuízolíquido registrado no mesmo período do ano passado (2T24). Em relação ao primeiro semestre de2024, o prejuízo líquido recuou 61,2%, chegando a R$ 385 milhões no primeiro semestre de 2025.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustadofoi de R$ 420 milhões, alta de 6,1% em relação ao 2T24. Em relação ao primeiro semestre de2024, o Ebitda ajustado cresceu 7,9%, chegando a R$ 828 milhões no primeiro semestre de 2025. Amargem Ebitda ajustado foi de 9%, alta de 0,2 ponto percentual em relação ao 2T24. Em relação aoprimeiro semestre de 2024, a margem Ebitda ajustado cresceu 0,3% ponto percentual, chegando a 8,8%no primeiro semestre de 2025.
A receita líquida foi de R$ 4,6 bilhões, alta de 4,2% em relação ao 2T24. Entre janeiro e junhodeste ano, a receita líquida foi de R$ 9,4 bilhões, alta de 4% em comparação ao mesmo períododo ano passado.
No 2T25, as vendas totais alcançaram R$ 5,1 bilhões, com crescimento de 5,8%. O desempenho dotrimestre foi impactado por efeito sazonal positivo na comparação anual, em especial pelodeslocamento do feriado de Páscoa para o 2T25. Ajustadas as vendas para o conceito de mesmas lojas,excluindo o impacto positivo da sazonalidade no calendário, a companhia registrou um aumento de5,1%, reforçando a consistência e a resiliência do nosso modelo de negócios premium. A bandeiraPão de Açúcar, em especial, apresentou desempenho superior, com crescimento de 6,5%. No ExtraMercado, o crescimento de vendas mesmas lojas atingiu 4,8%. No formato de Proximidade, as vendasmesmas lojas permaneceram estáveis, enquanto as vendas totais registraram aumento de 16,8%.
“Entre 2022 e 1S25, o foco da nossa expansão de lojas foi o formato de proximidade premium, com abandeira Minuto Pão de Açúcar. Foram 213 novas lojas desde então, sendo 177 do formatoproximidade, 13 supermercados e 23 conversões de lojas de hipermercados em supermercados. As lojasde proximidade, direcionadas, principalmente, aos bairros mais afluentes da cidade de São Paulo,estão localizadas em pontos de alta qualidade e apresentam rápida maturação, com uma média desete meses, além de alta performance de margem. As safras a partir de 2022 superaram as margens daslojas inauguradas anteriormente e apresentam uma rentabilidade média superior à rentabilidadeconsolidada da companhia”, destacou o relatório.
No 2T25, foram inauguradas nove novas lojas, sendo oito no formato de proximidade e uma unidade dabandeira Extra Mercado na cidade de Peruíbe. No mesmo período, foram encerradas as operações de10 lojas, sendo seis do formato proximidade da bandeira Mini Extra, três da bandeira Extra Mercadoe uma da bandeira Pão de Açúcar. Das 10 lojas, nove foram encerradas em razão de baixaperformance. Já uma unidade da bandeira Extra Mercado, localizada na cidade de São Paulo, foifechada temporariamente devido a uma obra no terreno onde está instalada, mas será reaberta nomesmo local como parte do novo empreendimento.
A dívida líquida, considerando o saldo de recebíveis não antecipados, totalizou R$ 2,6 bilhõesao final do período. A alavancagem financeira pré-IFRS 16, medida pela relação entre a dívidalíquida e o Ebitda ajustado consolidado préIFRS 16 dos últimos 12 meses (incluindo despesas comaluguéis), alcançou 3,0x no 2T25.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
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