Acrescenta fala de Lula sobre a Embraer no quinto parágrafo.
São Paulo, 23 de maio de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira opresidente de Angola, João Lourenço, para uma visita de Estado. O encontro aconteceu no Paláciodo Planalto. Foram assinados memorando de entendimentos para promoção e defesa de direitos daspessoas com deficiência e pessoas afetadas pela hanseníase, crianças e adolescentes, acordo decooperação em segurança pública, projeto de fortalecimento de pesquisas agropecuárias, entreoutros, para desenvolver estratégias de cooperação bilateral em relação a estes temas.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, também esteve presente na cerimônia e assinou ummemorando de entendimentos com o presidente do conselho de administração da estatal petrolíferaangolana Sonangol, em matéria de pesquisa e desenvolvimento e projetos de interesse no upstream,que estabelece diretrizes para avaliação conjunta de oportunidades, alinhar bases e desenvolvercooperação para projetos de P&D e inovação, principalmente nas áreas de energia renovável,petróleo e gás.
“Ampliar e diversificar a pauta comercial [com Angola] são prioridades. É importante lembrar que oBrasil já teve um fluxo comercial com Angola de US$ 4,5 bilhões e agora estamos em apenas US$ 1,5bilhão, que significa, meus caros ministros e ministros de Angola, que nós temos que trabalharmais para que a gente faça o nosso fluxo de comércio exterior seja do tamanho que a gente pensaque são os nossos países”, discursou Lula.
“É importante que a Petrobras volte a ter participação ativa na prospecção, na pesquisa, decombustível fóssil, de petróleo e gás”, disse. “Estamos modernizando instrumentos de créditoàs exportações. Angola sempre foi um bom pagador e quitou sua dívida com 5 anos deantecedência. Por isso, ninguém deve ter medo de vender para Angola.”
Lula também disse que a Embraer está à disposição para restauração da frota angolana deaeronaves Super Tucano e fornecimento de aeronaves adicionais. “Na área de aviação, eu disse aopresidente [de Angola] que nós vamos fazer gestão junto à Embraer e junto ao BNDES para que elepossa financiar a venda dos aviões K190 que vocês querem comprar”, destacou o presidente, queexplicou que esses modelos são mais modernos, que o Brasil pode ajudar Angola a comprar essesaviões, avaliando que esse pode ser um bom negócio para os dois países.
A visita do presidente de Angola ocorre em meio à Semana da África no Brasil e, também, ao evento2o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, quereúne líderes e representantes de países africanos, que está sendo realizado em Brasília.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA