São Paulo, 24 de julho de 2025 – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou acriticar o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que ele vai para o xilindró, porque fez merda eque agora tem que pagar pelas merda que fez, caso a Justiça o condene . Lula também chamou odeputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro de irresponsável, por estar nos Estados Unidostrabalhando contra o Brasil e pela libertação do pai, pedindo ao presidente Donald Trump que ajudea não deixar Bolsonaro ser preso.
A declaração aconteceu na tarde de hoje, durante a cerimônia de entregas do Governo Federal noVale do Jequitinhonha (MG). O evento integra o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombolado Sudeste, que envolve iniciativas interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial,direitos humanos e povos indígenas. A cerimônia será realizada no Parque de Eventos e Exposiçãode Minas Novas.
Lula falou sobre a carta que recebeu do presidente Trump, que foi publicada pelas redes social,afirmando que o Brasil precisa parar imediatamente de parar Jair Bolsonaro. “É um desaforo e umdesrespeito pela Justiça brasileira”, apontou o presidente, que destacou ainda a importância daregulação das big techs e do superávit comercial que os EUA têm com o Brasil.
“O presidente Trump não quer conversar. Mas se o presidente Trump estiver “truncado”, ele vai tomarum 6. Mandamos cartas pedindo para negociarmos sobre as tarifas, mas não tivemos respostas. A nossasoberania é feita pelo povo brasileiro, que trabalha e produz. Aqui ninguém põe a mão, estepaís é do povo brasileiro. A única coisa que eu peço para o governo dos EUA que respeite o povobrasileiro como eu respeito o povo norte-americano. O Trump foi eleito para governar os EUA, eimperador, nós não queremos. Se quiser sentar na mesa para conversar, estamos prontos paranegociar. Eu passei a vida negociando. Se Trump tem um problema com o Brasil, diga qual é”,concluiu Lula.
Lula voltou a falar sobre o projeto de isenção do imposto de renda, que pretende isentar ostrabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês. “Estamos fazendo Justiça social e fiscal. Estamostirando de quem come dez vezes por dia para dar para quem come uma vez por dia”, discursou opresidente, que também falou sobre a importância de valorizar o salário mínimo.
Ao lado do presidente Lula, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silvera e do senador RodrigoPacheco (PSD-MG), o ministro da Educação, Camilo Santana, realizou uma série de entregas em MinasGerais. Em evento no Vale do Jequitinhonha, na cidade de Minas Novas (MG), o governo federal lançoupolíticas voltadas a populações indígenas e do campo, das águas e das florestas de todo opaís. Também foi anunciado o investimento de R$ 1,17 bilhão na construção de 249 novas escolaspara populações indígenas e quilombolas, além de 22 obras emergenciais nos territórios Yanomamie YeKwana.
Foram assinadas as portarias que instituem a Política Nacional de Educação Escolar Indígena,por meio da implementação dos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE), e a Política Nacional deEducação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo). Na solenidade, também foramanunciados o Programa Escola Nacional Nego Bispo, com edital a ser publicado, e a moradia estudantildo Campus Quilombo Minas Novas, vinculado ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA