São Paulo Restaurant Week começa hoje e deve faturar R$ 35 milhões com recorde de participação
Durante a edição em São Paulo, pratos variam entre R$ 60 e R$ 145 – e alguns locais exigem reserva
(Divulgação)
Festival terá participação recorde, com 200 restaurantes cadastrados – sendo 60 estreantes; evento começa hoje e vai até 16 de novembro
Faturamento dos participantes pode crescer até 40% durante o evento, segundo estimativas da organização
Por Letícia CassianoCompartilhe:
[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS] Entre os dias 16 de outubro e 16 de novembro, a cidade de São Paulo receberá a 35ª edição do Restaurant Week, um festival gastronômico que já acontece no Brasil há 17 anos e se espalhou por 23 cidades. O festival reúne restaurantes sob um tema que guia a elaboração de menus completos, vendidos por uma faixa de preço que varia entre R$ 59,90 e R$ 145,00. Nesta edição na capital paulista, o tema é Um giro pela Itália e irão participar 200 restaurantes, entre eles mais de 60 estreantes. Números recordes que aumentam a expectativa de alcançar novos patamares. Na última edição, que aconteceu no primeiro semestre de 2025, participaram 185 restaurantes e foram vendidos entre 200 mil e 250 mil pratos, o que injetou mais de R$ 30 milhões no setor de restaurantes paulistano. O CEO do Restaurant Week Brasil, Fernando Reis, espera superar esses números. “Só em São Paulo, esperamos gerar um caixa de pelo menos R$ 35 milhões. O maior faturamento até então”, afirmou.
Fernando falou à DC News diretamente de Recife, capital de Pernambuco, onde está acontecendo a 31ª edição do ano. “Só nas últimas duas semanas eu já rodei o Brasil inteiro”, disse. Ao todo, serão realizadas no país 34 edições, organizadas entre fevereiro e novembro. Estima-se que, até o fim da temporada, participem mais de 2,1 mil estabelecimentos, outro número inédito. O festival está em mais de 100 cidades ao redor do mundo, e chegou ao Brasil nas mãos de Fernando e Emerson Silveira, que conheceram o Restaurant Week depois de trabalhar como garçom em Nova York. Uma vez no país, consolidou-se sobre as premissas de democratizar o acesso à boa gastronomia, fomentar o mercado e contribuir com o terceiro setor. O pilar social acontece por meio da doação de R$ 2,00 adicionados ao valor do prato, sugerida aos clientes no ato do pagamento e destinada a organizações sem fins lucrativos como hospitais e projetos sociais.
Para os visitantes, a promessa é de menus completos com preços mais acessíveis, enquanto para os empresários, os benefícios vêm em forma de visibilidade, maior faturamento e fluxo de clientes. Segundo as estatísticas do Restaurant Week, o faturamento dos restaurantes chega a aumentar, em média, entre 30% e 40%, e o fluxo de clientes em até 80%, durante o período do festival. O Café Journal, em Indianópolis, na zona sul da capital paulista, está entre os 60% de estabelecimentos cadastrados que participam de forma recorrente. Neuri Coletto, sócio do restaurante, contou que o Café participa desde a primeira edição na cidade, em 2008. “Historicamente, o volume de pessoas aumenta em média 15%. O faturamento também consegue aumentar em uns 10%”, afirmou. Segundo Neuri, a expectativa para esta edição é aumentar o fluxo de clientes em 25%. Esses números, ainda que abaixo dos dados do evento, motivam o restaurante a integrar todas as edições. “Além de nos trazer uma visibilidade maior, clientes que antes não nos visitariam começam a nos considerar para uma experiência”.
Experiência é exatamente o que Fernando Reis propõe aos moradores das cidades que recebem o Restaurant Week. Depois que o restaurante é confirmado na lista de participantes – o que pode acontecer até o dia anterior à estreia –, a organização do festival promove uma reunião técnica em que são desenvolvidos três pilares: comunicação, menus e atendimento. O CEO cita uma pesquisa de 2023 da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae, em que a comida aparece em 4º lugar como aspecto determinante para um restaurante ser escolhido, atrás de limpeza, atendimento de qualidade e ambiente. Para ele, os resultados demonstram que, mais do que comer bem, as pessoas buscam uma boa experiência. “Quem entra no segmento de gastronomia para vender comida, entra morto. A gente tem que vender experiência”, afirmou.
Fernando Reis: “Quem entra no segmento de gastronomia para vender comida, entra morto. A gente tem que vender experiência”
Quatro perguntas para Fernando Reis, CEO do Restaurant Week Brasil:
AGÊNCIA DC NEWS –Como é organizar um festival de nível nacional como o Restaurant Week? FERNANDO REIS – Os chefs recebem o desafio de criar o menu com duas opções de entrada, três pratos principais, de preferência com uma opção vegetariana, e duas sobremesas. No mínimo. Depois, eles nos encaminham essas ideias e nós tentamos olhar todos. Então, neste ano, serão cerca de 2,1 mil menus lidos. É um conteúdo vasto… estamos chegando ao final do calendário e, só nas últimas duas semanas eu já rodei o Brasil. É uma logística impressionante. Chega nessa época e eu e minha equipe estamos nos sentindo no final de uma maratona, sabe? Mas é sempre muito bom e satisfatório.
AGÊNCIA DC NEWS – E você sempre foi entusiasta da alta gastronomia? FERNANDO REIS – Não, eu digo que sou entusiasta da boa gastronomia. Minha mãe tinha um restaurante nos anos 1980. Eu tive um também no começo dos anos 90, lá em Maresias. Depois, fui trabalhar com eventos. Junto com o SindRio, que é o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, criava várias ações ali para os polos de gastronomia do Botafogo e do Leblon.
AGÊNCIA DC NEWS –Esta edição do São PauloRestaurant Week deve ter novidades? FERNANDO REIS – As novidades sempre estão associadas aos patrocinadores, os parceiros de cada edição. Em especial nesta edição de São Paulo, fechamos uma parceria com o IFood, então os menus também poderão ser degustados por delivery. Também teremos o patrocínio da ECAD, uma instituição que cuida da arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos compositores. Além disso, todo mundo que experimentar os menus vai ganhar um KitKat, que vem da nossa parceria com a Nestlé, e um mimo da Softy’s, marca de lenços de papel.
AGÊNCIA DC NEWS – O que diria para quem está pensando em conferir esta edição ou quer ser parceiro em uma próxima ? FERNANDO REIS – Olhe o site! Veja os restaurantes participantes, olhem o cardápio, os horários de atendimento. Não vão se arrepender.