Sobretaxa de Trump atinge setores de commodities e intensifica tensão geopolítica com o Brasil-Monte Bravo

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 10 de julho de 2025 – A tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump,sobre todos os produtos brasileiros, com início em 1º de agosto, deve inviabilizar economicamente oacesso ao mercado norte-americano. Os setores mais afetados são os de commodities agrícolas eminerais, que compõem a maior parte da pauta exportadora brasileira aos EUA. A análise é da MonteBravo.

Apesar do impacto setorial expressivo, a Monte Bravo avalia que o efeito sobre a economia brasileiraserá limitado, com redirecionamento provável das exportações para mercados como China e UniãoEuropeia.

Na avaliação da gestora, a escalada tarifária também tem forte componente geopolítico, sendomotivada por tensões diplomáticas recentes e pela aproximação do Brasil com o bloco dos BRICS.

“Ainda que os impactos no curto-prazo caso as tarifas sejam mantidas neste nível seja relevante,em especial no âmbito setorial e das empresas; o impacto sobre o cenário macroeconômico élimitado. Assim, em princípio, iremos manter o cenário base de câmbio (R$ 5,80), IPCA (5,50%) ePIB (1,90%) em 2025”, comentou a corretora.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo