São Paulo, 4 de agosto de 2025 – A chegada do IPI Verde e do programa Carro Sustentável, quepassaram a valer com a publicação do Decreto nº 12.549 em 10 de julho, estão trazendo umamudança significativa para o mercado automotivo brasileiro. Neste período de novas regras, umasaída para acompanhar as variações e atualizações de preços dos veículos é usar a TabelaAuto B3, que monitora quinzenalmente um milhão de anúncios, tem mais de 5 milhões de veículosprecificados e cobertura em 133 mesorregiões.
“Essa ferramenta foi desenvolvida em conjunto com a Bright Consulting para oferecer uma referênciamais precisa de preços de transação e apoiar o planejamento comercial das empresas do varejoautomotivo”, explicou Rodrigo Amâncio Oliveira, diretor de produtos da B3.
“O IPI Verde, por exemplo, é uma iniciativa que visa promover a eficiência energética e asustentabilidade no setor. Com as novas alíquotas, os preços dos veículos devem variar e omonitoramento constante por meio da Tabela Auto B3 permitirá que concessionárias, lojistas,agentes financeiros, seguradoras e locadoras ajustem suas estratégias de forma mais precisa”,afirmou Oliveira.
As alíquotas do IPI Verde levam em conta cinco critérios: tipo de combustível e tecnologia depropulsão, eficiência energética, potência, metas de desempenho estrutural e tecnologiasassistivas à direção, além dos índices de reciclabilidade. O programa Carro Sustentável, porsua vez, busca facilitar o acesso a veículos compactos com baixa emissão de CO, reciclabilidademínima e produção nacional, com validade até o final de 2026.
De acordo com o diretor, “as montadoras estão se adaptando rapidamente, antecipando lançamentoscom preços promocionais que superam a redução do imposto. Isso cria uma proposta de valoratraente para o consumidor e deve acelerar as vendas no curto prazo.”
Entretanto, o impacto não se limita apenas ao mercado de veículos novos. “O segmento de usadostambém será influenciado, com ajustes nos preços de modelos que competem com os novos de entradae nos usados premium, que devem ver um aumento na diferença de preços em relação aos novos”,explicou o executivo. “Nesse cenário, o monitoramento preciso dos preços de transação seráessencial para garantir negociações seguras e sustentáveis.”
Copyright 2025 – Grupo CMA