São Paulo, 24 de setembro de 2025 – A Alibaba anunciou uma parceria estratégica com a Nvidia,expandindo planos globais para a abertura de novos data centers e lançando novos produtos deinteligência artificial, posicionando a IA como prioridade central ao lado de seu tradicionalnegócio de e-commerce. Após os anúncios, as ações da Alibaba listadas em Hong Kong subiramquase 10%, atingindo o maior valor em quatro anos, enquanto as ações nos EUA também tiveram altaexpressiva.
O CEO Eddie Wu declarou que a velocidade do desenvolvimento da indústria de IA e a demanda porinfraestrutura superaram as expectativas da empresa, e anunciou que a Alibaba aumentará ainda maisseus investimentos em infraestrutura relacionada à IA, que já chega a 380 bilhões de iuanes(cerca de US$ 53 bilhões) para os próximos três anos.
A Alibaba anunciou uma expansão significativa da sua rede global de data centers, com novoscentros planejados para Brasil, França, Países Baixos, México, Japão, Coreia do Sul, Malásia eDubai, aumentando a capacidade para atender desenvolvedores internacionais e usuários corporativos.A parceria com a Nvidia focará no desenvolvimento de capacidades físicas de IA, como síntese dedados, treinamento de modelos e simulações ambientais.
A companhia também revelou o Qwen3-Max, seu maior modelo de linguagem com mais de um trilhãode parâmetros, especialmente eficaz na geração de código e em capacidades de agentes autônomos,que podem tomar decisões independentes com menos comandos humanos. O modelo se destaca embenchmarks internacionais, superando concorrentes como o Claude da Anthropic e o DeepSeek.
Além disso, a Alibaba apresentou outros produtos de IA, como o Qwen3-Omni, um sistemamultimodal para aplicações de realidade virtual e aumentada, mostrando sua ambição de liderançaem IA desde o hardware até serviços em nuvem, capitalizando a crescente demanda mundial por podercomputacional e plataformas avançadas de desenvolvimento em IA.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA