Todo empenho do governo é para tirar mais produtos do tarifaço

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 28 de novembro de 2025 – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria,Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, reforçou o compromisso do governo brasileiro deanular os efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos durante lançamento, nesta quinta-feira(27/11), do Selo Frutas do Brasil ESG, uma certificação voluntária criada pela AssociaçãoBrasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Semana passada tivemos redução de 33% das exportações afetadas pela tarifa para 22%, tirandocafé, carne, frutas e outros produtos derivados, citou Alckmin. E todo empenho do governo é paratirar mais produtos do tarifaço.

O ministro destacou a posição do Brasil nessa negociação, que tem ajudado o governo federal aconquistar resultados positivos. Dos 10 produtos que os Estados Unidos mais vendem para nós, oito aalíquota é zero, não paga nada, e a tarifa média para entrar no Brasil o produto americano é2,7%, ressaltou.

Alckmin também falou sobre o selo lançado pela Abrafrutas, que reconhece produções comprometidascom práticas ambientais, sociais e de governança alinhadas às exigências dos mercados globais.

É extremamente importante promover o produto brasileiro no mundo todo, afirmou. A Abrafrutas, agoracertificada com o selo, vai fazer o mundo conhecer os melhores sabores do Brasil.

Além de atender às exigências crescentes de sustentabilidade dos mercados globais, a iniciativabusca reforçar a credibilidade internacional das frutas brasileiras.

Para obter a certificação, é necessário cumprir critérios técnicos sobre o uso eficiente derecursos naturais, gestão responsável de força de trabalho, governança, compliance, inovação eimpacto positivo na região onde atua.

O selo também valoriza produtores que já adotam práticas avançadas de ESG, como o uso racionalda água, irrigação inteligente, manejo integrado de pragas, proteção de áreas de vegetaçãonativa, condições dignas de trabalho, entre outras.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo