Trump diz que não falará com Lula agora sobre tarifas, mas 'talvez em algum momento'

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que não pretende conversar com o presidente Lula (PT) agora sobre as tarifas adicionais de 50% que anunciou sobre produtos brasileiros, mas talvez em outro momento.

“Talvez em algum momento eu converse, mas neste momento, não”, respondeu, ao ser questionado sobre o tema.

“Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta. Eu o conheço bem. Eu negociei com ele. Ele é um negociador muito duro. Posso lhe dizer, ele é um homem muito honesto”, disse Trump, repetindo a defesa do ex-presidente.

Trump decidiu na quarta-feira (9) impor uma sobretaxa de 50% ao Brasil e citou o aliado político na carta enviada a Lula. É a maior tarifa extra entre as 22 anunciadas pelo americano nesta semana.

Segundo Trump, a sobretaxa será imposta, em parte, devido aos “ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos”.

Trump afirma que a forma como o Brasil tem tratado Bolsonaro é uma “vergonha” e que o julgamento contra o ex-presidente é uma “caça às bruxas que precisa ser encerrada”.

O presidente americano ainda cita cobranças tarifárias e não tarifárias do Brasil que seriam injustas na visão do republicano. Ele afirma haver déficit com o país —mas os EUA na verdade têm superávit comercial com os brasileiros.

Voltar ao topo