Trump diz que Washington começou a conversar com governo de Cuba

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 2 de fevereiro de 2026 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou queWashington está começando a dialogar com líderes cubanos, ao mesmo tempo em que intensifica apressão sobre a ilha comunista ao cortar fornecimentos essenciais de petróleo. Segundo Trump, asrestrições recentes às remessas de petróleo da Venezuela e do México devem forçar Cuba asentar à mesa de negociações. Ele fez os comentários a jornalistas durante um voo para aFlórida, destacando que os Estados Unidos estão aumentando a confrontação com paísesconsiderados adversários.

Os objetivos de Trump em relação a Cuba permanecem pouco claros, mas o presidente tem dedicadomais atenção ao país após a captura do então presidente venezuelano Nicolás Maduro em janeiroe uma política externa mais agressiva contra governos hostis aos EUA. Trump afirmou que acreditaque o governo cubano está prestes a colapsar, embora não tenha detalhado o alcance das conversasnem os termos de um possível acordo.

A estratégia de cortar o fornecimento de petróleo visa pressionar Havana a negociar, em meio aum cenário de maior tensão regional. Trump sugeriu que as sanções energéticas poderiam levarCuba a buscar um acordo com Washington e afirmou que o país poderia “ser livre novamente”,reforçando a percepção de que os EUA estão usando o estrangulamento energético como instrumentode pressão política.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2026 – Grupo CMA

Voltar ao topo