São Paulo, 4 de dezembro de 2025 – O presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, afirmou naquinta-feira que as autoridades da instituição estão trabalhando para reduzir a faixa estimada dataxa neutra – o nível considerado compatível com a estabilidade econômica. Essa definiçãoajudará o banco a decidir se precisa apertar ainda mais a política monetária, à medida queavalia os dados econômicos. As informações são da Dow Jones.
Na quinta-feira, Ueda usou uma participação diante de um comitê parlamentar para dizer que asautoridades ainda não chegaram a uma conclusão sobre a taxa neutra. Para os mercados, isso foi umsinal de que não está claro quando o ciclo de aperto do Japão chegará ao fim.
“A decisão final sobre até que ponto elevar adequadamente a taxa nominal de juros depende dessefator, então preciso mencionar que há certa incerteza”, disse Ueda. Ele acrescentou que o BoJcompartilhará suas conclusões quando chegar a uma definição.
Em um discurso na segunda-feira, Ueda prometeu discutir os prós e contras de elevar a taxa básicaa partir do nível atual de 0,5% e tomar a decisão apropriada na próxima reunião. Um dos fatoresmais importantes na tomada de decisão do BoJ, disse ele, serão os primeiros sinais sobre a forçados aumentos salariais no próximo ano. Na quinta-feira, Ueda reiterou que as condiçõesmonetárias atuais no Japão ainda são acomodatícias, sugerindo que a política do Banco do Japãocontinuará apoiando a economia mesmo que opte por elevar os juros.
Copyright 2025 – Grupo CMA