Porto Alegre, 18 de julho de 2025 – O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou investimentosde mais de R$ 1,5 bilhão de recursos privados para projetos de modernização de portos em SãoJoão da Barra (RJ) e em Santos (SP). As autorizações fazem parte de um pacote nacional, lançadono início deste mês pelo ministro Silvio Costa Filho, que totaliza, apenas nesta fase, R$ 4,7bilhões em investimentos do setor produtivo para modernizar a infraestrutura portuária em váriasregiões do Brasil.
O Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (Tecma), na cidade de São João da Barra (RJ),receberá R$ 275,3 milhões para ampliação de sua capacidade de movimentação de granéislíquidos. O investimento, que representa o primeiro termo de apostilamento do terminal, expandiráa infraestrutura dedicada para importação e comercialização de combustíveis marítimos.
O Tecma possui flexibilidade operacional para entregar combustível marítimo MGO (óleo dieselmarítimo) tanto no Porto do Açu quanto offshore, diretamente às plataformas petrolíferas,posicionando o terminal como hub estratégico para abastecimento de embarcações e operaçõesmarítimas.
Já no Porto de Santos (SP), o maior da América Latina, o investimento autorizado chega a R$ 1,24bilhão e será direcionado à modernização da estrutura voltada ao transporte de passageiros. OProjeto Santos + Vivo prevê a construção de um novo terminal de cruzeiros na Ponta da Praia, comuma área de 294 mil metros quadrados, ampliando a capacidade de atendimento ao turismo marítimo efomentando a economia local.
Terminais de uso privado
Durante a cerimônia de assinatura de novas autorizações portuárias, realizada no dia 9 de junho,o ministro Silvio Costa Filho reforçou o papel estratégico dessas autorizações. Além dos R$ 4,7bilhões de recursos movimentados com as autorizações assinadas nesta solenidade, até o final doano devem ser autorizados projetos no valor de mais de R$ 5 bilhões; ou seja, a autorização decontratos destinando mais de R$ 10 bilhões para o setor portuário, destacou.
Já o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, ressaltou que os investimentos privados vêmmostrando a força do modelo portuário brasileiro e o papel complementar entre portos públicos eprivados. Ao contrário do que já se pensou, não há uma disputa entre portos públicos e portosprivados, mas sim iniciativas que se complementam. Quando se olha para a matriz de movimentação decarga do nosso país, vê-se que 65% das nossas movimentações são realizadas nos terminais de usoprivativo, o que mostra essa dimensão e essa importância, disse.
Mais investimento no Sudeste
O Sudeste também avança em outras frentes de modernização portuária. Em fevereiro deste ano, osgovernos Federal e do Estado de São Paulo assinaram a prorrogação da delegação do Porto de SãoSebastião, estendendo sua operação até 2057. O objetivo, segundo o ministro Silvio Costa Filho,é viabilizar um grande projeto para transformar São Sebastião em um hub logístico de operaçõesde contêineres, reforçando o papel estratégico da região no desenvolvimento econômico nacional.
As informações partem da assessoria de imprensa do MPor.
Fabio Rubenich – fabio@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA