SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Vale fechou acordo para um projeto na área de minério de ferro com as empresas indianas Adani Gangavaram Port e NMDC Limited, esta última controlada pelo Governo da Índia.
O memorando de entendimento estratégico foi assinado durante a Cúpula do Fórum Empresarial Índia-Brasil, realizada em Nova Délhi, que conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As três empresas vão desenvolver, operar e gerenciar conjuntamente uma instalação de blendagem (processo de mistura de diferentes tipos de minério) em uma Zona Econômica Especial no Porto de Gangavaram (Índia).
A parceria envolve também instalações de atracação e movimentação de carga mecanizadas, para acomodar navios Valemax –os maiores transportadores de minério de grande porte do mundo– com capacidade de carga de até 400 mil toneladas métricas, e a gestão de descarga e carregamento de navios.
“Essa iniciativa foi concebida para fortalecer a cadeia de valor de exportação de minério de ferro na Costa Leste da Índia, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência, a escala e a competitividade global no processamento e comércio de minerais”, afirma a Adani em nota.
Segundo a companhia, a capacidade do Porto de Gangavaram aumentará para até 75 milhões de toneladas métricas, tornando-se um polo de exportação de minério de ferro para a Índia e região.
“Juntas, essa parceria posiciona o Porto de Gangavaram como um portal estratégico para o comércio global de minério de ferro e reforça a emergência da Índia como um polo marítimo competitivo e preparado para o futuro.”