São Paulo, 2 de dezembro de 2025 – A Vale informa que sua subsidiária Vale Base Metals (VBM)anunciou hoje a assinatura de um acordo com a Glencore Canada para avaliar conjuntamente umpotencial projeto de desenvolvimento de cobre em uma área já explorada, em suas propriedadesadjacentes na Bacia de Sudbury. O acordo estabelece uma estrutura para explorar as significativassinergias da mineração dos depósitos subterrâneos de ambas as empresas, utilizando o shaft e ainfraestrutura existentes na Mina Nickel Rim South da Glencore.
Após a conclusão deste trabalho inicial, a intenção é que a VBM e a Glencore se transformem emuma joint venture como parceiras iguais no projeto. O projeto propõe o aprofundamento do poço demina existente daGlencore e o desenvolvimento de novas galerias para acessar os depósitos de cobre próximos.
Estima-se que o projeto produza 880 mil toneladas de cobre ao longo de 21 anos, com um custo decapital entre US$ 1,6 bilhão e US$ 2 bilhões.
A geologia polimetálica da Bacia de Sudbury significa que, além do cobre, as empresas tambémproduzirão níquel, cobalto, ouro, metais do grupo da platina (PGMs) e outros minerais críticos.Os trabalhos detalhados de engenharia, licenciamento e consulta ocorrerão em 2026. A decisão finalde investimento é esperada para oprimeiro semestre de 2027, disse a Vale, em comunicado.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA