São Paulo, 17 de março de 2025 – Em 2024, a indústria brasileira vendeu ao varejo 117,7 milhõesde aparelhos eletroeletrônicos, como televisões, geladeiras, fogões e aparelhos dear-condicionado, registrando um aumento de 29% em relação às vendas de 2023. Este é o melhordesempenho do setor da última década, de acordo com o balanço da Associação Nacional deFabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (17) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aovice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), GeraldoAlckmin, pelo presidente da Eletros, Jorge Nascimento.
A boa notícia não sai só do forno. Ela sai da geladeira, da TV, da air fryer, do ventilador,brincou o ministro ao comentar com a imprensa os dados do setor eletroeletrônico.
Para Alckmin, o balanço positivo do setor eletroeletrônico é resultado do crescimento de 3,4% daeconomia em 2024, do aumento real dos salários e das políticas de estímulo à indústriabrasileira.
Isso reflete, de um lado, a melhora de renda da população; o emprego cresceu, a massa salarialcresceu; e a política industrial, a Nova Indústria Brasil, Depreciação Acelerada para trocarmáquinas. É um setor que pode crescer mais ainda com data centers, que é produtor dos grandesequipamentos para data centers, ressaltou o vice-presidente, que destacou os programas para quedisponibilizam crédito para fortalecer a indústria nacional, como a Letra de Crédito doDesenvolvimento, o Novo Padis, Brasil Semicom, Lei do Bem e a Lei da Informática.
Empresa que quiser ser global, ela tem que estar no Brasil. Nós estamos falando de uma das maioreseconomias do mundo, concluiu o ministro Geraldo Alckmin.
Crescimento em todos os segmentos
Para o presidente executivo da Eletros, o setor teve um ano de grande retomada e superação. Osresultados alcançados, ainda que influenciados por diversos fatores, como o econômico e oclimático, mostram a força da indústria nacional, sua capacidade de atender à demanda ecorresponder às expectativas do consumidor, que busca produtos cada vez mais modernos, eficientes eacessíveis”, afirmou Jorge Nascimento.
O segmento de ar-condicionado foi o destaque do ano, com crescimento de 38% em relação a 2023. Aprodução atingiu 5,8 milhões de unidades, superando as 4,2 milhões do ano anterior.
Com aumento de 33% nas vendas, a linha portátil, que envolve cafeteiras, secadores de cabelo eferro de passar, comercializou 80,8 milhões de equipamentos em 2024 19,8 milhões a mais do que noano anterior.
As vendas de aparelhos da linha branca, da qual fazem parte fogões, máquinas de lavar egeladeiras, cresceram 17%, passando de 13,3 milhões, em 2023, para 15,6 milhões no ano passado.
O segmento de linha marrom, composto principalmente por televisores e equipamentos de áudio,cresceu 22% em relação a 2023. A produção atingiu 13,4 milhões de unidades, contra 10,9milhões no ano anterior. Mesmo após as Olimpíadas, o setor manteve um ritmo forte de crescimento,alcançando seu maior volume em 10 anos.
Perspectivas para 2025
Até 2027, a Eletros estima R$ 5 bilhões em investimento para novos negócios do setor deeletrodomésticos e eletroeletrônicos e ampliação de indústrias já existentes. As projeçõesda Eletros para 2025 indicam um crescimento entre 8% e 10% no cenário mais otimista. Em uma visãomais conservadora, a estimativa é de um avanço médio de 5%.
Do ponto de vista estratégico, o setor seguirá com uma agenda voltada à competitividade, emalinhamento com a Nova Indústria Brasil e outras políticas públicas focadas em eficiênciaenergética, estímulo à demanda por produtos mais modernos, modernização das linhas deprodução, fortalecimento da cadeia de suprimentos, investimentos em infraestrutura logística eincentivo à exportação.
“A Eletros tem trabalhado em parceria com o Poder Público para não apenas superar desafios, mastambém fortalecer a indústria nacional, reconhecendo sua importância para o setor produtivobrasileiro”, finaliza Nascimento.
As informações partem do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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