São Paulo, 17 de janeiro de 2025 – As vendas no varejo da China aumentaram 3,7% em dezembro emrelação ao ano anterior, segundo informações do departamento nacional de estatísticas (NBS). Aprevisão era de alta de 3,5% no período.
O índice foi maior que os 3% registrados em novembro. Não foi informada a variação mensaldas vendas no varejo. Na área urbana da China, as vendas subiram 3,4%, e no setor rural, o aumentofoi de 4,3%.
As vendas no varejo de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, artigos esportivos erecreativos, equipamentos de comunicação e grãos, óleos e alimentos cresceram, respectivamente,12,3%, 11,1%, 9,9% e 9,9%. As vendas online de bens físicos tiveram alta de 6,5%, representando26,8% do total das vendas no varejo de bens de consumo.
“As políticas de troca implementadas pelo governo chinês claramente ajudaram a impulsionar ascategorias beneficiadas. Após a intensificação dessas políticas na segunda metade de 2024,observamos uma clara aceleração nas vendas de eletrodomésticos e automóveis, que haviamapresentado um desempenho significativamente abaixo do esperado na primeira metade do ano”, diz LynnSong, economista para a China da ING.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA