Vendas somam 1,33 bi de lts em janeiro - Unica

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

Porto Alegre, 6 de fevereiro de 2026 – Na primeira quinzena de janeiro, as unidades produtorasda região Centro-Sul totalizaram 1,33 bilhão de litros. O volume comercializado de etanol anidrono período foi de 567,37 milhões de litros – avanço de 1,86% – enquanto o etanol hidratadoregistrou venda de 759,18 milhões de litros – recuo de 9,76%.

No mercado doméstico, o volume de etanol hidratado vendido pelas unidades do Centro-Sultotalizou 751,71 milhões de litros, o que representa uma retração de 6,49% em relação ao mesmoperíodo da safra anterior. A venda de etanol anidro, por sua vez, atingiu a marca de 567,25milhões de litros, avanço de 3,31%.

No acumulado desde o início da safra até 16 de janeiro, a comercialização de etanol pelasunidades do CentroSul somou 27,62 bilhões de litros, registrando retração de 2,19%. O volumeacumulado de etanol hidratado totalizou 17,11 bilhões de litros (-5,94%), enquanto o de anidroalcançou 10,51 bilhões de litros (+4,59%).

Mercado de CBios

Dados da B3 até o dia 04 de fevereiro indicam a emissão de 4,27 milhões de créditos pelosprodutores de biocombustíveis. No momento, a quantidade de CBios disponível para negociação emposse da parte obrigada, não obrigada e dos emissores totaliza 21,71 milhões de créditos dedescarbonização.

O diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues, destaca que o reconhecimento daconstitucionalidade do RenovaBio e as recentes medidas do poder judiciário reforçam a importânciado programa e oferecem maior previsibilidade ao mercado. O cumprimento das regras é fundamentalpara o atendimento do compromisso com a descarbonização. A continuidade dos investimentos paraampliar a oferta e a eficiência na produção demandam confiança dos agentes e diretrizes sólidasacerca dos biocombustíveis na matriz energética.

Conforme dados publicados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP), 99% da meta global de 2025 foi atingida e 88,2% das metas individuais foram cumpridas. Osdados mostram que cerca de 50% das 61 distribuidoras que apresentavam algum nível de inadimplênciaem 2024, regularizaram integralmente suas obrigações até o final de janeiro de 2026, resultadoque reflete a consolidação do programa.

Esse avanço é fundamental para promover isonomia concorrencial, fortalecimento dacredibilidade regulatória e reforçar o papel do RenovaBio como política pública efetiva dedescarbonização do setor de combustíveis., complementa Rodrigues.

As infomrações partem da assessoria de imprensa da Unica.

Revisão: Sara Lane – sara.silva@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2026 – Grupo CMA

Voltar ao topo