Victor Santos, CEO da foodtech Liv Up: "Crescemos 80% e superamos a meta de faturar R$ 160 milhões"

Uma image de notas de 20 reais
Liv Up é a líder no mercado de marmitas congeladas
Divulgação
  • Companhia produz 300 toneladas de refeições mensalmente, o que equivale a 1 milhão de pratos prontos
  • "Maior dificuldade no mercado foodtech é tanto física, estar no máximo de lugares, quanto em conquistar um espaço no imaginário do consumidor"
Por Anna Scudeller Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. É preciso cruzar três números para entender o ambiente em que se alimenta, de forma acelerada, a startup brasileira Liv Up. O primeiro é o mercado de alimentos congelados, que movimenta globalmente US$ 454 bilhões e deve ter crescimento anual médio de 4,13% até 2029, segundo a consultoria Mordor Intelligence. O segundo número é o mercado das foodtechs (startups de alimentação), de US$ 211 bilhões e que crescerá anualmente na casa dos 8% até 2034, segundo a Global Market Insights (GMI). O terceiro é o health and wellness food, segmento de comida saudável, que gira quase US$ 400 bilhões e terá crescimento médio anual de 9,8% até 2029, de acordo com a TechNavio, empresa britânica de pesquisas de mercado. Essa combinação única foi um propulsor para a Liv Up. “A companhia cresceu mais de 80% em 2024”, disse o CEO e fundador da foodtech, Victor Santos, em entrevista à Agência DC NEWS.

A Liv Up nasceu em 2016 com o mantra de unir comida saudável e tecnologia. Até pouco tempo, alimentos congelados eram associados aos fast foods e a ultraprocessados, mas hoje o cenário é outro. A empresa utiliza a técnica do ultracongelamento, que ajuda a preservar os nutrientes e o sabor de refeição feita na hora. E como a tendência por uma alimentação mais saudável é global, a startup acelerou. Começou apenas no digital, mas atualmente se espalhou pelo país e tornou-se uma rede phygital. A companhia diz produzir mais de 300 toneladas de refeições mensalmente, equivalente a 1 milhão de pratos prontos.

Segundo Victor Santos, a expansão se deu, entre outros fatores, pela estratégia de capilarização do negócio. “Já é possível encontrar marmitas da Liv Up em alguns supermercados como no Grupo Pão de Açúcar”, afirmou o CEO. “Em 2024, superamos nossa meta de R$ 160 milhões em faturamento.” Para 2025, a projeção é crescer 56% e faturar R$ 250 milhões. Com uma cozinha central em Barueri (SP), a empresa já está presente em dez estados e no Distrito Federal, e tem 11 centros de distribuição. Além disso, a companhia tem um braço para o mercado B2B, a Generosa, que fornece marmitas para colaboradores de empresas parceiras do ramo alimentício, como Burger King, Bráz Elletrica e Popeyes. “Essa nova marca foi criada para atender empresas que procuram opção prática para a rotina dos seus funcionários”, disse Santos. Confira a seguir, sua entrevista.

AGÊNCIA DC NEWS – Como foram os resultados da empresa em 2024?
Victor Santos –
Falando de números fechados, crescemos mais de 80%. Superamos nossa meta de R$ 160 milhões em faturamento, e já estipulamos o foco em R$ 250 milhões para 2025. Estamos expandindo e os números refletem isso.

AGÊNCIA DC NEWS – Estão focados em capilarizar a empresa?
Victor Santos –
Sim. A estratégia é estar no físico e no digital. Hoje já é possível encontrar marmitas da Liv Up em alguns supermercados, como no Grupo Pão de Açúcar, por exemplo. Estamos garantindo que a marca esteja cada vez mais presente no dia a dia, na jornada alimentar do consumidor.

AGÊNCIA DC NEWS – Como é a logística de entrega?
Victor Santos –
Temos uma cozinha central em Aldeia da Serra, todas as marmitas são feitas e congeladas lá. Já temos 11 centros de distribuição. Cada centro de distribuição atende a região metropolitana ao redor dele. Temos um time na cidade que vai separar o seu pedido e você pode agendar a entrega para o mesmo dia ou para o dia seguinte.

AGÊNCIA DC NEWS – Vocês compram a matéria-prima da indústria ou do pequeno agricultor?
Victor Santos –
Compramos de pequenos agricultores, dando maior atenção aos que estão próximos à nossa cozinha central.

AGÊNCIA DC NEWS – Como é a variedade do cardápio de vocês hoje?
Victor Santos –
Temos mais de 120 SKUs [unidades de estoque] no portfólio completo da empresa.

AGÊNCIA DC NEWS – Começaram com quantas opções?
Victor Santos –
Em termos de SKUs, quando a gente começou lá em 2016, a gente estava falando em uns 50 SKUs. 

AGÊNCIA DC NEWS – O aporte mais recente de vocês foi o da Minerva Foods, no fim de 2022, equivalente a US$ 5 milhões. No que ele foi usado?
Victor Santos –
Os investimentos foram tanto em equipe quanto em expansão de capacidade produtiva. Hoje temos uma planta com capacidade de produção alta. A empresa está crescendo. Investimos bastante também na experiência do nosso cliente e na tecnologia, do site e do aplicativo, mas também na nossa embalagem, que era de plástico. Um investimento importante que fizemos nos últimos dois anos foi migrar para uma embalagem majoritariamente de papel. 

AGÊNCIA DC NEWS – Desde então, receberam outro aporte?
Victor Santos –
Não.

AGÊNCIA DC NEWS – Como a concorrência desafia vocês?
Victor Santos –
Temos um grande privilégio e um papel de liderança nesse mercado, papel que desempenhamos desde 2016. O mercado vem crescendo, outras marcas também estão desenvolvendo isso. E acho que é realmente legal que estejamos vendo cada vez mais comida de verdade na mesa das pessoas.  

AGÊNCIA DC NEWS – Como surgiu a ideia para criar a Generosa, para o mercado B2B?
Victor Santos –
Desenvolvemos essa nova marca justamente para ter uma proposta de valor aderente às necessidades de empresas, principalmente restaurantes, que estão procurando uma opção prática para a rotina dos seus funcionários. Nesse contexto, levamos mais comida para um público novo. É um mercado muito grande, de mais de R$ 30 bilhões no Brasil.

AGÊNCIA DC NEWS – Quando vocês notaram essa necessidade de criar uma empresa voltada para o mercado B2B?
Victor Santos –
Esse projeto nasceu há pouco mais de um ano. Fomos realizando algumas sessões de planejamento, conversando com pessoas do mercado e vimos essa possibilidade. Começamos um piloto que tem ganhado bastante tração. Estamos muito empolgados com essa frente do negócio.

AGÊNCIA DC NEWS – A Generosa foi um investimento próprio?
Victor Santos –
Sim, investimento próprio. Tem bastante sinergia com a própria Liv Up.

AGÊNCIA DC NEWS – E quais são as principais dificuldades de uma foodtech no Brasil?
Victor Santos –
Acredito que a maior dificuldade seja tanto física, de estar nos lugares, quanto em conquistar um espaço no imaginário do consumidor. Esse é o grande desafio.

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