SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Warner Bros. Discovery, dona da HBO, CNN e do estúdio de cinema Warner Bros., anunciou que começou a considerar diferentes cenários de negócio após receber “interesse não solicitado” de “múltiplas partes” interessadas em adquirir total ou parcialmente a companhia de mídia e entretenimento.
Em um longo comunicado divulgado na manhã de terça-feira (21), a Warner Bros. Discovery afirmou que está considerando uma variedade de negociações -a continuidade do plano de separação da companhia até meados de 2026, a venda total da empresa ou negociações separadas para as divisões Warner Bros. e Discovery Global- em resposta ao interesse dos possíveis compradores.
As ações da empresa subiram 9,7% na abertura do pregão em Nova York.
O anúncio da Warner Bros. Discovery pode desencadear uma guerra de lances por uma das empresas mais icônicas de Hollywood. Uma venda total ou parcial do colosso da mídia redefiniria o cenário de Hollywood, reduzindo o número de grandes estúdios e simbolizando a marcha implacável da indústria rumo à consolidação.
“Embora não entremos em detalhes sobre quem demonstrou interesse, é seguro presumir que há múltiplas partes envolvidas”, disse o comunicado.
Desde que o interesse da Paramount na Warner Bros. Discovery vazou há algumas semanas, outros potenciais compradores surgiram. A Comcast também demonstrou interesse em adquirir toda a empresa ou parte dela, segundo três pessoas familiarizadas com o assunto que falaram sob condição de anonimato. A Comcast, que atualmente está concluindo a cisão de suas redes de TV a cabo, provavelmente teria um alto nível de exigência para se aprofundar ainda mais no setor de mídia tradicional.
Em junho, a Warner Bros. anunciou que dividiria seus negócios de streaming e estúdios de suas redes de TV a cabo. A medida visa libertar as partes mais promissoras da empresa -como o serviço de streaming HBO Max- das redes de TV lucrativas, porém em decadência, como TNT e CNN.
A Paramount demonstrou interesse em adquirir a Warner Bros. Discovery antes que essa cisão aconteça, na tentativa de assumir tanto os negócios de TV a cabo quanto os de streaming em sua totalidade. Diferentemente de outros gigantes do entretenimento que estão se desfazendo de suas redes de TV, a Paramount está dobrando sua aposta na televisão tradicional, que ainda representa uma importante fonte de lucro.
Apesar das sondagens, o presidente do conselho Samuel Di Piazza afirmou que a separação planejada “ainda deve criar valor significativo”. “Dito isso, concluímos que ampliar nosso escopo de avaliação é o melhor para os acionistas”, disse ele.
Executivos da Warner Bros. Discovery acreditam que o negócio de streaming será atraente para uma variedade de compradores, incluindo empresas de tecnologia como Netflix, Amazon e Apple. Alguns analistas acham que uma ou mais dessas companhias também poderiam entrar na disputa para comprar toda a Warner Bros. Discovery, especialmente diante do interesse da Paramount.
Algumas empresas, no entanto, têm minimizado a possibilidade de um acordo, especialmente diante dos desafios enfrentados pela indústria de transmissão.
“Temos uma longa tradição de sermos construtores, não compradores”, disse Greg Peters, coCEO da Netflix, em uma conferência da Bloomberg neste mês. “É preciso ter uma dose razoável de ceticismo em relação às grandes fusões na mídia. Elas não têm um histórico particularmente bom ao longo do tempo.”
A decisão de David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, de vender ou desmembrar partes da empresa representa uma reviravolta notável em relação à sua proposta inicial para Wall Street. Quando a Warner Bros. Discovery foi criada há três anos, Zaslav vendeu aos investidores a ideia do poder combinado da empresa fundida para competir com gigantes do streaming como a Netflix. Outras fusões seguiram lógica semelhante, incluindo a aquisição da 21st Century Fox pela Disney.
“A Warner Bros. foi criada por meio de fusões e aquisições e espera sair do mercado da mesma forma”, afirmou o analista Ross Benes, da Emarketer, em nota. “As últimas fusões envolvendo a Warner destruíram valor para os acionistas e resultaram em demissões. Mas suas redes de TV, estúdios e serviços de streaming ainda têm valor para o comprador certo.”
A Warner Bros. informou que não há prazo ou cronograma definido para a conclusão do processo de revisão das alternativas estratégicas.
As consultorias financeiras Allen & Co, JPMorgan Chase & Co. e Evercore estão assessorando a Warner Bros. na avaliação das opções.
FUTURO DA CNN EM JOGO
David Ellison, cuja empresa Skydance recentemente adquiriu a Paramount, teria demonstrado interesse em fazer uma oferta pela Warner Bros. Discovery. Ellison também gastou US$ 150 milhões para comprar o site The Free Press, de Bari Weiss, e nomeou a escritora conservadora como editora-chefe da CBS News.
Uma eventual aquisição colocaria CNN e CBS, duas marcas jornalísticas tradicionais, sob o mesmo controle. Um porta-voz da Paramount se recusou a comentar se a empresa pretende -ou já tentou- fazer uma proposta.
“Não é surpresa que o valor significativo do nosso portfólio esteja recebendo cada vez mais reconhecimento de outros no mercado”, afirmou David Zaslav, presidente e CEO da Warner Bros. Discovery, em comunicado. “Após receber o interesse de múltiplas partes, iniciamos uma revisão abrangente de alternativas estratégicas para identificar o melhor caminho a seguir e liberar todo o potencial de nossos ativos.”
Embora Zaslav não tenha revelado quem são os potenciais compradores, ele reconheceu que a Warner Bros. Discovery recebeu ofertas não solicitadas tanto pela totalidade da empresa quanto por partes específicas de seus negócios de streaming e entretenimento.
Um porta-voz da CNN se recusou a comentar o que o anúncio significa para a marca de notícias.