RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Fabricante de tratores e máquinas agrícolas compactas, a Yanmar anunciou nesta quinta-feira (31) investimento de R$ 280 milhões na construção de uma nova planta industrial, com o objetivo de ampliar a produção de tratores em até 40% nos próximos anos e alcançar 10% do mercado brasileiro.
A unidade da multinacional japonesa de motores e máquinas como miniescavadeiras para o agronegócio e a construção civil deverá ser concluída em 2030 em Indaiatuba (a 103 quilômetros de São Paulo), e a decisão de investir numa nova planta foi tomada devido ao crescimento da demanda, segundo a empresa.
A demanda em alta se deve a três segmentos, café que vive nos últimos anos um forte ciclo de alta, frutas e pecuária, e o foco em agricultura familiar.
Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostram que foram vendidos no ano passado 45,6 mil tratores no país queda de 15,2% em relação ao ano anterior, mas quando analisadas as máquinas menores, voltadas à agricultura familiar, o cenário foi melhor que a média geral.
Fabricantes estimam que, em condições normais da economia e com juros em patamares mais baixos que o atual, o país terá mercado para 70 mil máquinas (tratores e colheitadeiras) por ano.
Hoje com capacidade de produção de 5.000 tratores por ano e por turno, a nova fábrica terá condições de produzir até 7.000 por ano/turno, com possibilidade de adoção de novos períodos de trabalho se a demanda se justificar, segundo Wagner Santaniello, gerente de inovação e marketing da Yanmar.
“O volume de produção aumentou e a nossa estrutura atual já precisa de modificações para atender uma demanda futura, um aumento de produção que nós estamos prevendo para os próximos anos […] A gente espera, baseado em cálculos, chegar a 70 mil máquinas em 2030, e a gente quer 10% desse mercado”, disse.
A produção de modelos com maior índice de nacionalização subirá das atuais 10 unidades para 15 por dia na primeira etapa, chegando a 20 daqui a quatro anos.
A fábrica atual fica também em Indaiatuba, mas numa outra região, e a nova ocupará um terreno de 140 mil metros quadrados, três vezes maior que o utilizado hoje. A previsão é que a empresa gere cem novos empregos diretos e indiretos. Na fábrica atual são 300 vagas.
A Yanmar foi fundada em 1912 no Japão e está no Brasil há 65 anos, hoje com quatro unidades de negócios.
Além de fortalecer a presença onde já tem mercado, como regiões produtoras de café em Minas Gerais e estados do Sul e Sudeste, a fabricante quer avançar para áreas do Nordeste que têm tido crescimento de frutas e café.
TRÊS FASES
A nova área vai contemplar toda a operação da Yanmar, que hoje ocorre em unidades separadas em Indaiatuba.
O início da produção e a transferência da fábrica de tratores, motores, geradores e estoque estão previstos para 2027, quando a construção deverá chegar a 36 mil metros quadrados. Dois anos depois, a expectativa é de a produção chegar a 7.000 tratores por ano e expandir o centro de distribuição de peças de reposição.
A previsão é concluir a nova fábrica em 2030, com a finalização da transferência de estoques, centro de treinamento e área administrativa.