Setor de eletroeletrônicos cresce 34% e presidente da Eletros diz que seis novos players asiáticos chegarão ao país

Por Bruna Lencioni Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

O setor de eletroeletrônicos registrou alta de 34% nas vendas da indústria para o varejo nos seis primeiros meses de 2024, segundo balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros). Foram comercializados 51,5 milhões de unidades de aparelhos eletroeletrônicos de janeiro a junho deste ano no país. No mesmo período de 2023, foram 38,3 milhões. Os bons números do segmento e o fato de o Brasil ser um mercado expressivo, com uma massa ocupada superior a 101 milhões de pessoas, explicam outro movimento – a chegada de novas marcas. “São grandes players asiáticos de linha branca e marrom”, afirmou Jorge Nascimento, presidente da Eletros. “A previsão até o fim deste ano é o anúncio de mais duas empresas e para 2025 pelo menos outras quatro, todas asiáticas.”

Vão se somar a chegadas recentes, como da chinesa Hisense, e aos investimentos anunciados por Mideia e TCL, que ampliam suas fábricas. Nos últimos dois anos, segundo a Eletros, foram cerca de R$ 5 bilhões investidos. Para a entidade, os números das vendas no semestre são reflexos da melhora em alguns indicadores macroeconômicos, em especial o aumento da empregabilidade e da renda das famílias. “Somos o verdadeiro termômetro da economia”, afirmou Nascimento. “Quando tudo vai bem, as pessoas não consertam seus eletrodomésticos, elas compram um novo.”

Dentro do setor, algumas categorias se destacam. Segundo maior polo produtor de ar-condicionado do mundo, o Brasil assistiu a um crescimento expressivo na demanda por esses produtos no primeiro semestre de 2024, por causa das fortes ondas de calor registradas no começo do ano. De acordo com a Eletros, o crescimento foi de 88% nas vendas com a comercialização de 2,8 milhões de unidades, contra quase 1,5 milhão dos seis primeiros meses de 2023. A entidade acredita que apesar dos números bastante positivos, o segmento de Ar-Condicionado ainda tem enorme potencial de crescimento – esses equipamentos estão presentes em apenas 17% dos lares brasileiros.

As vendas da Linha Marrom, cujos principais produtos são os televisores, cresceram 20% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram comercializadas 6,3 milhões contra quase 5,3 milhões no ano passado. Fatores como crescimento no acesso ao crédito e eventos esportivos importantes, como Olimpíada. Já nas vendas da Linha Portátil a alta foi ainda mais expressiva: 40% na primeira metade de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Foram comercializadas 34,1 milhões de unidades (2024) contra 24,4 milhões (2023). Confira a entrevista.

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