[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Fundada em 1929 na cidade de São Bento do Sul (SC), a Condor está a poucos passos de mudar de patamar, disse o CFO da companhia, Gilson Gugelmin em entrevista ao DC NEWS TALKS, o videocast da Agência DC NEWS. “Estamos perto de bater R$ 1 bilhão de faturamento.” Com o passar de quase um século, a empresa catarinense que começou produzindo escovas dentais, atualmente possui mais de 3 mil SKUs nos segmentos de limpeza, higiene, beleza e ferramentas de pintura, presentes em mais de 300 mil pontos de venda no Brasil e em mais 20 países para onde exporta.
Construiu uma das maiores fábricas de escovas da América Latina, com 70 mil metros quadrados de área. “Entre 2019 e 2024, a companhia cresceu 113%, sendo 13% no ano passado e um faturamento de R$ 890 milhões.” Esse crescimento é fruto de um plano estruturado para resultados a longo prazo, segundo o CFO. “Temos muito claro o caminho, nosso planejamento e a garantia da execução.” Em 2026, o plano é revisitar o que foi feito e investir em inteligência de mercado, sustentabilidade e inovação para dobrar de tamanho até 2030.
Segundo o executivo, não foi um evento isolado que impulsionou o crescimento da Condor mas um conjunto de fatores. “Nos ancoramos em saúde financeira, que dá suporte para esse crescimento. O principal é a eficiência operacional”, disse.
O objetivo final deste planejamento é produzir de forma consistente para o consumidor e gerar valor. No segundo trimestre de 2025, por exemplo, a empresa lançou a primeira esponja biodegradável do Brasil, mas já nos anos 1950 parte da produção era feita com produtos reciclados. “Buscamos caminhos diferentes”, disse. “Depois essa cultura de sustentabilidade se ampliou para todos os negócios.”
O uso de inteligência de mercado, colocado como outro ponto forte da companhia, segundo o CFO, guia a Condor para tomada de decisão de lançamentos. Dessa forma, o desenvolvimento de produtos não empurra produtos na gôndola, mas atende reais demandas e necessidades do consumidor. A empresa cruza dados internos de diferentes segmentos, como farma e supermercados. “A inteligência é uma área que investimos muito nos últimos anos”, afirmou. A busca por inovação também guiou a entrada da Condor na sustentabilidade 70 anos atrás, bem antes de ESG se tornar um fator nas escolhas de consumo.
A Condor lançou em 2025 um programa para aceleração de statups, o Inova Condor. Segundo Gilson Gugelmin, cada área tinha seu programa de inovação, até a empresa entender que faria sentido levantar um setor focado apenas nisso, mas que continuasse atuando de forma transversal. “Esse time não olha só para produto. A inovação está em tudo, processo, serviços, operacional”, afirmou o executivo. “É necessário que uma empresa que fabrica produtos de consumo enxergue oportunidades também para eficiência operacional”, disse. O Inova Condor está no desenvolvimento de produtos até nos recursos humanos, “em diferentes verticais”. A cada rodada, 20 startups são selecionadas para trabalhar dentro da empresa. Confira a entrevista.