SÉRIE Tirando o Crachá. Camila Novaes, da Visa: "Mercado cobra posicionamento na carreira"

  • Diretora de Marketing da Visa defende aprendizado contínuo, mentoria e conexões estratégicas como base do desenvolvimento profissional
  • Em entrevista ao Tirando o Crachá, Camila Novaes fala sobre estratégia de carreira, soft skills e a importância do networking
Por Anna Scudeller

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
O desenvolvimento de competências na carreira profissional é uma jornada contínua. A aprendizagem constante envolve não só habilidades necessárias para realizar a função na empresa. No novo episódio do Tirando o Crachá, uma parceria da AGÊNCIA DC NEWS com Felipe Ladislau, fundador da Black H. Office, a conversa foi com Camila Novaes, diretora executiva de Marketing da Visa, onde está há dez anos. Ela afirma que soft skill, mentorias e networking são essenciais para o desenvolvimento de competências. “O tempo que você vai colocar vai muito da estratégia que você decide na sua carreira”, afirmou. Para tanto, é importante saber “o que se quer, onde quer chegar, o que quer fazer”.

Além disso, Novaes afirmou que as soft skills são desenvolvidas com a vivência e a experiência prática no dia a dia. “[É preciso] articular todas as suas soft skills para lidar com uma situação que seja muito desafiadora”, disse. “Se você deixa de se posicionar, você se omite. O mercado cobra um preço disso.” Assim, a executiva destaca a mentoria como uma ferramenta-chave para o avanço na carreira, tal como participar de coletivos para conectar os profissionais com grandes empresas. A principal dica prática de Novaes dentro do cotidiano empresarial é buscar conversas “skip level” e marcar cafés com profissionais de referência para aprender e ser visto dentro da organização. “Marque esse café para ouvir um pouco da trajetória da pessoa. Você sempre aprende alguma coisa.”

Homem e mulher negros sorriem para foto em podcast sobre carreira profissional
Executiva de marketing pensava que seguiria carreira na engenharia
(Divulgação)

PLANO DE CARREIRA – Ela recomenda a execução de um plano de desenvolvimento dividido em três pilares: conhecimento, network e mentoria. Na primeira frente, é necessário estudar com clareza os objetivos próprios e a intencionalidade, com formações alinhadas à estratégia de carreira. Então, construir redes e comunidades para a troca de experiências e ampliar a visão de mercado, além de acessar novas oportunidades. A mentoria, por fim, é tanto para ser mentor quanto ser mentoreado a fim de ter novas perspectivas e orientação estratégica. “Poder conversar com quem tem mais tempo no mercado e quem também está entrando, ajuda a ter uma perspectiva diferente”, afirmou. 

Nesse sentido, ela cita esses exemplos tendo em mente as constantes mudanças na sua área, o marketing, que exigem a atualização frequente de seus profissionais. Essas atualizações do ramo o tornaram cada vez mais digital e focado em dados, passando de abordagens demográficas a análises mais ricas com informações comportamentais. “O meu curso não teve a disciplina de marketing digital, por exemplo”, disse. Novaes fez marketing na USP. “Não se falava em e-commerce. E curiosamente, foi onde eu fui trabalhar.”

Antes de encontrar o marketing, ela desejava trabalhar na engenharia. Mas, enquanto cursava o ensino técnico, descobriu ter afinidades diferentes. Desde então, Camila Novaes tem passagens por empresas como Sony, Fifa e Cielo até chegar à Visa. Essa e outras histórias de lideranças serão publicadas pela AGÊNCIA DC NEWS todas às sextas-feiras. Os epísódios podem encontrados também no no Spotify e YouTube.

Escolhas do Editor
Voltar ao topo