Natal Iluminado da ACSP conclui 3ª edição com igreja premiada e homenagem à periferia

Uma image de notas de 20 reais
Foram 92 inscritos na edição deste ano da premiação. Plano é aumentar a abragência dos bairros
(Andre Lessa / Agência DC News)
  • Destaque este ano, entre 92 inscritos e cinco vencedores, foi uma igreja do Butantã, na zona oeste, que teve a melhor decoração natalina
  • Para Roberto Ordine, presidente da ACSP, o Natal tem que ser comemorado para além da data: "Festa magnânima, cristã, de tanta beleza"
Por Bruno Cirillo

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
A 3ª edição do Natal Iluminado, evento organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e que seleciona as melhores decorações natalinas, teve sua premiação nesta terça-feira (10). Na sede da entidade, localizada no Centro de São Paulo, os vencedores receberam uma TV de 55 polegadas e um troféu nas cinco categorias do prêmio: Residências, Comércios, Prédios e Edifícios Comerciais, Empresas e Shopping Centers. “Festa magnânima, cristã, de tanta beleza, o Natal tem que ser cultuado”, disse o presidente da ACSP, Roberto Ordine. O destaque deste ano, entre 92 inscritos, foi a escolha de uma igreja do Butantã, na Zona Oeste, como uma das melhores decorações do Natal de 2025. Além disso, os anfitriões prestaram homenagem à Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Sul, conforme uma das propostas atuais do evento realizado há 25 anos, que é promovê-lo nas periferias.

A vencedora na categoria residencial foi Alessandra Alves, moradora da Vila Dalila, na Penha, Zona Leste. De estabelecimentos comerciais, venceu o restaurante Buchette del Vino – Casa Grilo, estabelecido na Avenida Interlagos, no Jardim Umuarama, Zona Oeste. Na categoria Prédios e Edifícios Comerciais, apresentou a melhor decoração o Condomínio Easy Life, de Lauzane Paulista, na Zona Norte. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Butantã, também ganhou o prêmio. E no segmento de shopping centers, quem venceu foi o Shopping Interlagos.

Embora o Natal Iluminado seja realizado desde 2000, com a proposta de decorar a sede da ACSP, suas 15 distritais e praças espalhadas por São Paulo, somente em 2023 começou o concurso das melhores decorações. A iniciativa é da ACSP com apoio da Prefeitura de São Paulo, Bradesco, Sebrae e a Faculdade do Comércio (FAC). A celebração também inclui apresentações de orquestras no Teatro Municipal, e o plano é incluir cada vez mais bairros periféricos. “A ideia de levar o evento para a periferia é importantíssima, para que chegue em toda a cidade”, disse Ordine.

Os homenageados deste ano foram o maestro Edilson Ventureli, do Instituto Bacarelli, que rege a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e é um parceiro antigo da ACSP, e o subprefeito de São Miguel Paulista, Divaldo Rosa. “A gente tem hoje uma gestão muito humanizada em nossa cidade”, afirmou Ventureli. Já Rosa declarou que o Natal Iluminado foi a primeira medida que reivindicou ao assumir o cargo, há um ano. No último Natal, quem mora no bairro, ao passar pela Praça do Forró, encontrava uma decoração temática, uma árvore de 15 metros, iluminação especial e shows – tudo gratuito. “Não era normal um bairro de quase 400 mil habitantes não ter um evento próprio para o Natal”, disse ele.

Escolhas do Editor
Voltar ao topo