São Paulo, 23 de janeiro de 2025 – Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York e enviadoespecial da ONU para mudanças climáticas, anunciou que sua organização filantrópica, BloombergPhilanthropies, financiará a contribuição dos EUA para o orçamento do órgão climático da ONU.Isso ocorre após o novo presidente republicano, Donald Trump, anunciar a retirada dos EUA do Acordode Paris e o fim do financiamento climático internacional do país.
Bloomberg Philanthropies afirmou que, juntamente com outros financiadores climáticos dos EUA,garantirá que o país cumpra suas obrigações climáticas globais. A organização não divulgoudetalhes sobre os valores do financiamento ou quem são os outros financiadores.
O UNFCCC, principal órgão climático da ONU, realiza negociações anuais sobre o clima entrequase 200 países e ajuda a implementar os acordos feitos nessas negociações, sendo o maior deleso Acordo de Paris de 2015. Bloomberg também se comprometeu a trabalhar com estados, cidades eempresas para garantir que os EUA permaneçam no caminho certo com suas obrigações climáticasglobais.
Durante um período de inação federal de 2017 a 2020, cidades, estados, empresas e o públicose mobilizaram para manter os compromissos climáticos do país. Bloomberg destacou que estãoprontos para fazer isso novamente. Os EUA são responsáveis por financiar cerca de 21% doorçamento central do UNFCCC.
Uma análise da agência Reuters revelou que o UNFCCC enfrenta um grave déficit orçamentário,o que começou a prejudicar partes do diálogo climático global. O apoio da BloombergPhilanthropies foi elogiado pelo chefe climático da ONU, Simon Stiell, e por Linda Kalcher,diretora executiva do think-tank Strategic Perspectives.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA