Mercado de escritórios na capital paulista atinge 259 mil m2 no 4T24, alta anual de 13,4%

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – O mercado de escritórios em São Paulo encerrou 2024 com osegundo maior volume anual de absorção bruta da história e uma absorção líquida 90% superiorao ano anterior. Já no quarto trimestre de 2024 (4T24), em particular, o volume de novas locaçõesatingiu 259 mil metros quadrados (m2), um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período de 2023,marcando o maior volume trimestral de absorção bruta dos últimos 5 anos. Os dados são daPesquisa e Análise do Mercado de Locação de Escritórios, realizada pelo Secovi-SP em parceriacom a CBRE.

Com um volume de 872 mil m2 de novas locações (absorção bruta) em 2024, o mercado deescritórios na capital paulista teve uma alta de 4% em relação ao ano de 2023. Os principaistomadores de espaços na cidade foram os setores financeiro e de comércio.

Preço médio

O preço médio pedido de locação para escritórios classificados como Classe A/A+ encerrou oquarto trimestre de 2024 estável. Esse cenário ocorreu na maioria das regiões estudadas, apesardo recuo na oferta de espaços triple A, particularmente, na Marginal Pinheiros e nos Jardins. Ataxa de vacância em edifícios triple A na região da Marginal Pinheiros recuou 3,4 pontospercentuais. Já nos Jardins houve uma queda de 1,8 pontos percentuais nos últimos 3 meses.

Já no comparativo com o encerramento de 2023, foi observada uma tendência de aumento do aluguelmédio pedido na cidade de São Paulo, com destaque para a região dos Jardins, que manteve uma taxade vacância inferior a 10% no quarto trimestre de 2024.

Mercado analisado

A Pesquisa e Análise do Mercado de Locação de Escritórios, divulgada trimestralmente, abrange8,7 milhões de metros quadrados de área locável na capital paulista. Os escritórios,classificados como alto padrão, passam por uma avaliação de aproximadamente 100 itens, sendo osprincipais estrutura para ar-condicionado central, altura do pé-direito e presença de forroelevado.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo