São Paulo, 6 de março de 2025 – Os principais índices futuros do mercado de ações dosEstados Unidos operam em forte queda na manhã desta quinta-feira, com os investidores avaliando osefeitos das políticas tarifárias do presidente norte-americano, Donald Trump.
As quedas acontecem depois que a Casa Branca ter dito ontem que concederia um atraso de um mêspara tarifas sobre montadoras cujos carros cumprem com o Acordo Estados Unidos-México-Canadá. Issoalimentou as esperanças dos traders de que Trump poderia fornecer mais isenções, elevando asprincipais médias na quarta-feira.
“Não há uma única razão para a fraqueza significativa nos futuros de ações dos EUA, masuma variedade de fatores está pesando sobre as ações. Para começar, isentar fabricantes deautomóveis por apenas um mês de tarifas draconianas é como colocar um Band-Aid em um ferimento debala… dada a torrente de anúncios comerciais/tarifários planejados pela Casa Branca nospróximos meses”, afirma Adam Crisafulli, da Vital Knowledge.
“Dado o impacto crítico da guerra comercial na indústria automobilística, Trump concedeurecentemente uma isenção temporária para a Ford, General Motors e Stellantis, já que suascadeias de suprimentos dependem fortemente do Canadá e do México. No entanto, tarifasretaliatórias do Canadá e da China sobre produtos dos EUA, particularmente importaçõesagrícolas, levantam preocupações sobre inflação e crescimento econômico. O momento dasnegociações comerciais continua crucial para determinar a extensão de potenciais quedas domercado”, diz Razan Hilal, analista de mercado da CityIndex.
Nigel Green, CEO da deVere Group, afirma que as decisões políticas erráticas do presidenteTrump, como tarifas, conflitos geopolíticos, deportações agressivas e intervenções radicais noDepartamento de Eficiência Governamental de Musk, estão acelerando a mudança global para longe dodólar. Investidores estão correndo em busca de alternativas, e as consequências podem se tornarpermanentes.
“O dólar tem sido, há muito tempo, a âncora das finanças globais, mas as ações de Trumpestão corroendo a confiança em um ritmo impressionante. O mundo está observando os EUA sevoltarem para dentro com protecionismo, guerras comerciais e uma diplomacia imprevisível”, afirma.
Os investidores estão na expectativa por dados importantes da economia dos EUA, como os pedidosde seguro-desemprego (hoje às 10h30, horário de Brasília) e o payroll de fevereiro (amanhã, às10h30, horário de Brasília).
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 8h14 (de Brasília):
Dow Jones: -1,11%, 42.588,00 pontosNasdaq 100: -1,49%, 20.356,50 pontosS&P 500: -1,28%, 5.777,25 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA