São Paulo, 7 de março de 2025 – O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, afirmou que aOrganização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) decidiu começar a aumentar aprodução de petróleo a partir de abril, mas poderá reverter essa decisão posteriormente sehouver desequilíbrios no mercado. Novak destacou que a Rússia produziu menos petróleo emfevereiro do que a cota acordada com o grupo, que inclui a Rússia. Esse aumento é o primeiro desde2022 e totaliza 138 mil barris por dia, segundo cálculos da agência Reuters.
Oito membros da Opep+ que estão implementando os cortes mais recentes de produção realizaramuma reunião virtual na segunda-feira e concordaram em prosseguir com o aumento a partir de abril.No entanto, Novak ressaltou que o grupo está preparado para reconsiderar essa decisão caso omercado apresente sinais de desequilíbrio. “Se houver um desequilíbrio no mercado, podemos sempremudar de direção”, disse ele a jornalistas.
A decisão de aumentar a produção reflete uma tentativa da Opep+ de equilibrar a oferta e ademanda global de petróleo, especialmente após anos de cortes profundos devido à pandemia e àsincertezas econômicas. No entanto, a flexibilidade para reverter o aumento mostra que o grupopermanece cauteloso em relação às condições voláteis do mercado. A Rússia, um dos principaismembros da Opep+, continua desempenhando um papel central nessas decisões, enquanto o mundoacompanha de perto os impactos nos preços do petróleo e na economia global.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA